Conferência CINCO ESTRELAS 2016

As palavras “brands” e “branding” são utilizadas diariamente nos discursos correntes de marketeers e não só. Todas as aplicamos mas nem todos sabemos como começou, exatamente o que implica, com que desafios se depara, que “especialidades” tem vindo a aprofundar e exemplos de sucesso. Identificámos algumas áreas mais atuais e sobre as quais gostaríamos de ouvir verdadeiros especialistas, seja pelo trabalho desenvolvido, pela experiência nacional e internacional ou pelo estudo a que se dedicam.

Brands & Branding O que é, de onde veio e para onde vai?

Happy Brands | Carlos Capítulo, Chief Creave Officer

Numa época repleta de revivalismos e tendências cada vez mais efémeras, a credibilidade e honesdade são dos valores mais importantes para o sucesso de uma marca. Tudo o que não refler isto, mais tarde ou mais cedo dará mau resultado. Ver Video

Products Branding O produto básico que se tornou um sucesso internacional
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Renova | Luís Saramago, Markeng Director

Mais de 30 anos de experiência profissional, passando pela produção, promoção e comercialização de produtos de grande consumo em papel ssue. Há 17 anos assumiu a direção de markeng da Renova, uma marca que oferece à sociedade produtos e experiências que a ajude a adotar um eslo de vida tão sustentável quanto diferenciador. O papel higiénico, também pode ser preto. Porque não?! Suportada por um estratégia de markeng pouco convencional, a Renova converteu este produto num novo ícone de design, que arranca um sorriso a qualquer um e ajudou a marca a conquistar notoriedade mundial. Why not?!, continua a ser a questão. Ver Video

Services Branding O processo de construção de um serviço

MEO | João Epifânio, B2C Products & Services Director

Licenciado em História com MBA em Markeng e Comunicação. O lançamento da marca UZO ou, mais recentemente, da oferta convergente da MEO, o M40, foram alguns dos projetos que liderou. Vai levar-nos numa pequena viagem aos mais emblemácos serviços do Grupo PT, explicar-nos como estes tem acompanhado e catalisado as tecnologias no nosso país, o processo de construção de um serviço e a importância do “Big Data”. Vamos também saber como o serviço se concrezou numa marca, os valores e atributos que se querem ver descodificados pelo cliente, a promoção mulcanal e mulplataforma que nos envolve e como tudo isto influencia o comportamento do consumidor. Ver Video

Corporate Branding Um lugar único no imaginário dos consumidores

CTT | Miguel Salema Garção, Diretor de Marca e Comunicação

Com formação em Portugal e no estrangeiro, e com experiência profissional desde os seguros a clubes desporvos, tem hoje a seu cargo as áreas de Marca e Comunicação e Sustentabilidade e Ambiente de uma das mais emblemácas marcas em Portugal. Com quase 500 anos de história, os CTT são uma empresa líder, reconhecida internacionalmente pela sua qualidade de serviço e pelo seu carater inovador na conjugação do sico com o digital. É uma das mais valiosas marcas nacionais, não só no reconhecimento pelos consumidores como também no que se refere aos seus valores, alicerçados na proximidade, reputação e confiança. Os CTT ocupam um lugar único no imaginário dos portugueses, que a marca quer preservar e potenciar. Que caminho percorreu para aqui chegar e quais os próximos passos? Ver Video

Country Branding Marca, um ativo do território!

Bloom Consulting | Filipe Roquette, Sócio e Diretor-Geral Portugal

A marca de um País, de uma Região ou mesmo de uma Cidade, é um avo vital. A sua sobrevivência ou crescimento depende apenas da sua relevância e reputação. Falamos de algo tão importante, tão valioso e tão relevante que por si só, é capaz de mudar totalmente o cenário socioeconómico de um território. No entanto, é algo muitas vezes desrespeitado ou ignorado. Levantamos a questão; como construir uma marca de um território e o que a faz ter sucesso? Ver Video

Os Media e o Branding Como lidam os jornalistas com o branding

José Rodrigues dos Santos | Jornalista

Começou na Rádio Macau, trabalhou na BBC e na CNN. É doutorado em Ciências da Comunicação, professor da Universidade Nova de Lisboa e pivot do Telejornal. É um dos jornalistas portugueses mais premiados, com dois prémios do Clube Português de Imprensa e três da CNN, entre outros. Em 2016 foi também considerado pelos portugueses como Personalidade Cinco Estrelas nas áreas do Jornalismo e Literatura. Como lidam os jornalistas com as marcas? Que sensibilidade têm os órgãos de comunicação social sobre o branding? E que trabalho de branding fazem as televisões sobre o seu próprio trabalho?

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