Instagram é a rede social com maior engagement


 

 

 

O Instagram não é a rede social com a maior audiência e também não tem o maior volume de atividade. Porém, conquistou o lugar de plataforma com melhores níveis de engagement para as marcas, ultrapassando o Facebook e o Twitter.

 

A conclusão é da Socialbakers, empresa dedicada à análise de dados em redes sociais, segundo a qual o envolvimento dos utilizadores é amplamente mais significativo no Instagram. Porquê? De acordo com a Socialbakers, são cinco as razões.

 

Em primeiro lugar, o algoritmo do Instagram favorece conteúdos relevantes. Foi nesse sentido, aliás, que os utilizadores disseram adeus ao feed organizado cronologicamente em junho de 2016. Apesar de a mudança não ter sido recebida de braços abertos, os dados demonstram que permitiu aumentar de 50% para 90% as publicações de amigos vistas na plataforma. Além disso, também as marcas viram o número de interações aumentar 105%.

 

A segunda razão está relacionada com o tempo passado no Instagram: os utilizadores com menos de 25 anos passam cerca de 32 minutos por dia na plataforma; aqueles acima dos 25 anos despedem 24 minutos. No Snapchat e no Facebook, os números são semelhantes mas tendem a diminuir, ao passo que no Instagram a tendência é para crescer.

 

De acordo com a Socialbakers, também o lado visual do Instagram constitui uma razão para os elevados níveis de engagement. Tendo por base a partilha de imagens e vídeos apelativos, a rede social consegue conquistar a atenção dos utilizadores mais facilmente do que se permitisse apenas a publicação de texto.

 

A quarta razão prende–se com o facto de o Instagram dar espaço à criatividade. A plataforma tem sabido reinventar-se e apresentar regularmente novidades, como é o caso das Stories e, mais recentemente, da IGTV (produto semelhante a uma televisão). As Stories, particularmente, provaram ser uma fonte positiva de envolvimento, uma vez que permitem uma relação mais ativa e interativa.

 

Por fim, o Instagram atrai mentes criativas. A última razão apontada assenta na ideia de que os criadores de conteúdos gostam do Instagram para testar a sua criatividade. Também os influenciadores elegem esta plataforma como um dos canais preferenciais para chegar aos seus seguidores.

 

Apesar de já parecerem claros quais os fatores que tornam o Instagram tão atrativo, as marcas ainda não o estão a aproveitar ao máximo: entre maio de 2017 e abril deste ano, as 500 maiores celebridades registaram uma média de 438 milhões de interações por semana; as marcas ficaram-se pelos 192 milhões.

 

No Facebook, os números são muito mais baixos, tanto para as celebridades (149 milhões) como para as marcas (45 milhões). Aqui, os meios de comunicação são reis, conquistando 487 milhões de interações por semana.

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