MADE IN PORTUGAL PELO MUNDO FORA


O mundo calça Português, desde a Rainha de Espanha a Michele Obama

O calçado português anda na boca do mundo e nos pés de mulheres mundialmente famosas como Michele Obama, Letizia Ortiz e Penélope Cruz.

Com a Guerra do Golf, em 1990-1991, houve uma grande quebra nas exportações de calçado português. Mas a persistência dos industriais do setor ditou um rumo diferente e combateu uma morte anunciada pelas indústrias europeias homólogas, uma vez que Portugal tinha a fama de produção massificada a baixo custo, design antiquado, sem condições de trabalho e mão de obra barata. Aliás, algo próximo da ideia que temos de alguns mercados asiáticos, nomeadamente da China.

Segundo Luis Onofre, Criador de Moda e Presidente da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos), a mudança deu-se a partir do ano 2000 com a internacionalização de várias marcas portuguesas, acompanhada por uma mudança de produto (design e materiais) e, acima de tudo, com uma mudança de postura no mercado, com uma filosofia de marketing.

Em menos de 10 anos Portugal tornou-se num cluster de empresas na vanguarda da tecnologia, criando marcas e tendências que atraem clientela dos 4 cantos do mundo – recorde-se o valor de exportações de calçado em 2018 de 1950 milhões de euros e valendo a exportação 95% do total da produção do setor. Concluímos então que o mundo calça português.

Portugal deixou de ser conhecido pela capacidade de produção massiva e passou a ser visto como criador e impulsionador de moda. Em entrevista recente ao jornal Público, Luis Onofre adianta que, apesar do crescimento das exportações ter abrandado nos últimos 2 anos, o setor continua a ganhar músculo para um novo salto. A acompanhar a tendência global, o calçado português verá a sua adaptação à indústria digital. Por outro lado, os Estados Unidos serão a nova fronteira a conquistar. Talvez por isso, sempre muito à frente, Michele Obama já calce calçado português.

 

FreshMail.com
 

INSCRIÇÃO

Participação gratuita! Para garantir a sua presença na Conferência Cinco Estrelas 2018 | AMBIENTE: O NOVO ALIADO DO MARKETING, indique-nos o seu email.
Em breve receberá um email de confirmação e ser-lhe-ão enviados mais detalhes.
 

QUERO INSCREVER-ME NA CONFERÊNCIA CINCO ESTRELAS 2018 E RECEBER MAIS INFORMAÇÕES

FreshMail.com