Acha importante ver marcas associadas aos festivais?


A multidados.com - the research agency quis responder a esta questão e avaliou 45 festivais/eventos a decorrer este ano.

 

A multidados.com – the research agency, empresa de estudos de mercado parceira do Prémio Cinco Estrelas, realizou um estudo de mercado com o objetivo de analisar a importância que o consumidor dá à associação entre marcas e os festivais de verão.

 

A popularidade dos festivais de verão tem vindo a aumentar todos os anos e são, nos dias de hoje, dos eventos mais esperados do ano. É manifesta a multiplicação de espetáculos culturais disponibilizados à escala nacional, em diferentes estilos e com diferentes características e potencialidades. O conceito de Festival de Verão, já enraizado na cultura nacional, é cada vez mais amplo, com uma clara aposta na diversificação da oferta quer no que diz respeito aos estilos, quer aos públicos-alvo.

Conhecer as intenções e expectativas de possíveis consumidores permite a qualquer organização ligada ao conceito conhecer e melhorar aspetos relacionados com a oferta. Para as organizações dos festivais os objetivos de analisar os eventos poderão resumir-se em: melhorar o desempenho da organização; aumentar o grau de satisfação dos consumidores, melhorar a eficácia dos serviços disponibilizados; otimizar recursos; compreender o comportamento e as expectativas do público.

 

As vantagens de estudar o festival podem desdobrar-se em vantagens para a própria organização e para a visão exterior da mesma.

A nível interno
> Capacidade de otimizar a angariação de mais clientes, de novas parcerias e artistas
> Melhorar o funcionamento da organização
> Prever e reduzir custos e reclamações

A nível externo
> Melhoria da imagem do evento e do prestígio da organização
> Melhorar a capacidade competitiva nacional e internacional
> Reforço da confiança de atuais parceiros

Conhecer previamente o público permite a cada organização, segmentar-se e diferenciarem-se. A cada ano, organizações e patrocinadores investem mais nestas atividades e têm mais cuidados em ter abordagens mais criativas e envolventes para o público-alvo.

 

 

As Marcas nos Festivais de Verão

O patrocínio é utilizado para obter publicidade favorável às Marcas, dentro de um segmento-alvo específico, através do suporte a uma atividade que não está necessariamente ligada ao core business da organização. Para além da disputa entre festivais concorrentes, verifica-se nesta área, uma forte disputa entre marcas que concorrem, não pela sua quota no mercado onde atuam, mas pela posição referente a cada público-alvo. Neste território, a multidados.com – the research agency conseguiu aferir no seu estudo pré-festivais de verão que a SuperBock e NOS (11,2%), Vodafone (10,9%) e MEO (10,25%) não concorrem entre si para ganhar quota de mercado, mas concorrem para ganhar posicionamento e imagem de marca, uma vez que registam os melhores resultados quanto à associação/recordação da marca nos festivais. As avaliações da eficácia dos patrocínios nos festivais medem-se especialmente através da notoriedade, um aumento da notoriedade pode em muitos casos, ser capaz de influenciar o processo de decisão.

Os objetivos do patrocínio são os mais variados:

  • Notoriedade – aumento ou construção da notoriedade, memorização, informação.
  • Exposição de Media – cobertura /exposição de media, alcance de target específico
  • Imagem – sugestão de imagem específica, mudança, construção, desenvolvimento ou fortalecimento da imagem da marca. Construção de goodwill entre decisores
  • Social – resposta às necessidades de proximidade expressas pelo ambiente
  • Fidelização – criação de fidelização
  • Hospitalidade – Proporcionar experiências aos decisores e consumidores
  • Vendas – aumento das vendas
  • Produto – demonstração de Produto

 

É essencialmente através do estudo prévio dos festivais de verão que é possível para as marcas aferir quais as ações a serem tomadas para seguir o caminho correto. Deste modo, em primeiro plano, um estudo sobre um festival vai determinar a participação da marca nesse evento.

 

A era dos naming sponsors

Ser naming sponsor é a forma mais eficaz de associação a um festival, isto porque para além de lhe dar o próprio nome ao festival (aumentando a probabilidade de associação), é-lhe dada também parte da identidade. Este é um facto comprovado pelos resultados do estudo pré-festivais elaborado pela multidados.com, onde se registam vários exemplos: a MEO regista 65% na área de associação/recordação do festival MEO Sudoeste, o EDP Vilar de Mouros regista como principal marca a EDP com o valor de 6,6%, e mais exemplos poderiam ser dados. Sendo que, todos os main sponsors arrecadam, em todos os casos, mais de 45% dos resultados no que diz respeito à associação/recordação.

 

A concorrência

No estudo elaborado pela multidados.com foram ainda identificados os principais concorrentes de cada festival, uma oportunidade para cada um deles fazer benchmarking e identificar as melhores práticas de cada um. Por exemplo o festival NOS Alive é enumerado três vezes como sendo o principal concorrente do Rock in Rio, do Vodafone Paredes de Coura e do MEO Sudoeste. Estes são apenas alguns dados do estudo Pré-festivais de verão 2018 efetuado online pela multidados.com – the research agency entre os dias 13 de março e 13 de abril de 2018, no qual a multidados.com – the research agency avaliou 45 festivais/eventos a decorrer este ano.

 

FreshMail.com