A origem dos produtos é importante para 72% dos shoppers portugueses


31% estão dispostos a pagar um pouco mais se o produto for de origem portuguesa

 

O ShopperTrends™ da Nielsen reflete as principais tendências de compra dos shoppers portugueses. A origem dos produtos é um dos fatores determinantes: 72% dos shoppers portugueses consideram a origem importante na escolha dos produtos e 31% estão dispostos a pagar mais por produtos de origem nacional. Já para 60% dos consumidores a opção pelos produtos de origem portuguesa apenas ocorre se estes produtos tiverem o mesmo preço.

 

A preocupação com uma alimentação saudável é importante para 70% dos compradores portugueses. Esta preocupação reflete-se na compra de produtos como frutas e legumes, carnes brancas e peixe. Os shoppers evitam a compra de produtos com alto teor de gordura e açúcar, assim como comida processada. Para além disso, 34% assumem beber muita água.

 

 

OS FATORES CRÍTICOS NA ESCOLHA DAS LOJAS

 

69% dos shoppers consideram que compensa o esforço de escolher a loja certa, sendo 46% fiéis a uma só loja. Assim, é crítico para os retalhistas identificarem os fatores que são determinantes na escolha das lojas.

Ana Rei, Client Development Manager da Nielsen, refere que “a escolha da loja onde comprar vai para além de bons preços e boas promoções, sendo os produtos frescos e a conveniência fatores determinantes. Os Frescos (Peixe/Marisco, Carne e Frutas e Vegetais) são críticos para os retalhistas pois são as categorias que os shoppers consideram ser mais importantes na escolha da loja. Para os retalhistas elevarem o Store Equity das suas insígnias é crítico apostar na variedade e qualidade dos produtos frescos. Os shoppers procuram ainda que o processo de compra seja fácil e rápido.

 

 

(…)” Apesar de continuarem a ser sensíveis aos preços e às promoções, os shoppers portugueses estão mais dispostos a pagar um valor extra por drivers como a conveniência (54%) e a qualidade (68%) e há uma maior adesão à inovação (aumentam os shoppers que gostam de experimentar novos produtos/marcas – 19% vs. 13% no ano anterior)”, explica Ana Rei.

 

 

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