Os portugueses preferem centros comerciais para fazer as compras de Natal



Em Portugal, 67% das pessoas prefere fazer as suas compras de Natal em centros comerciais. Segundo a Deloitte, trata-se de um valor bastante acima da média europeia, ainda que se registe uma quebra de 7% em relação ao ano passado. Em segundo lugar, surgem os hiper e supermercados, logo seguidos pelas lojas de rua. Os portugueses são também aqueles que mais tencionam comprar presentes em outlets.

 

Relativamente ao comércio electrónico, verifica-se que os portugueses continuam a privilegiar as lojas físicas, contrariando a tendência europeia. Destaca-se somente a subida no m/commerce (via smartphone ou tablet) que, apesar de continuar a apresentar valores reduzidos, começa a captar a atenção dos mais jovens (18-34 anos).

 

A Deloitte revela ainda que o top 3 dos canais onde os portugueses pretendem comprar os seus presentes de Natal este ano continuará igual ao de 2017: lojas físicas, seguidas por websites (via computador) de marcas com um ou mais espaços físicos e website (via computador) de marcas sem lojas físicas.

 

Quanto aos presentes que esperam receber, a lista é liderada por livros e chocolates. O “Estudo de Natal 2018” da Deloitte indica que existem, contudo, ligeiras diferenças se analisarmos as previsões por género: as mulheres deverão receber chocolates, cosméticos/perfumes e livros; ao passo que os homens acrescentam os alimentos e bebidas ao top de presentes mais prováveis. Quando se fala de crianças e adolescentes, é necessário ainda ter em conta os brinquedos e os jogos, respectivamente.

 

A Deloitte destaca ainda a entrada da roupa de desporto no top 10 dos presentes mais prováveis de receber pelos portugueses, substituindo os restaurantes.

 

«No que se refere ao tipo de presente mais procurado estamos em linha com os resultados obtidos na Europa, mas somos um dos países mais conservadores na utilização do comércio electrónico quando comparados com a generalidade dos europeus. Regista-se, no entanto, um aumento na adesão ao m-commerce», afirma Pedro Miguel Silva, associate partner da Indústria de Consumer da Deloitte.

 

FreshMail.com
 

INSCRIÇÃO

Participação gratuita! Para garantir a sua presença na Conferência Cinco Estrelas 2018 | AMBIENTE: O NOVO ALIADO DO MARKETING, indique-nos o seu email.
Em breve receberá um email de confirmação e ser-lhe-ão enviados mais detalhes.
 

QUERO INSCREVER-ME NA CONFERÊNCIA CINCO ESTRELAS 2018 E RECEBER MAIS INFORMAÇÕES

FreshMail.com