Planos para as férias de verão 2018?


Um estudo realizado em 14 países, incluindo Portugal, revela os planos dos portugueses para as suas férias de verão 2018.

 

Na altura do ano em que o sol aparece e dá as suas graças, dizem que ir de férias é a melhor opção. Saber para onde desejam os portugueses ir, o que planeiam fazer, quais as suas motivações e o que decidem gastar é pertinente para muitas empresas do setor do turismo, hotelaria e restauração.

A 18ª edição do barómetro Europ Assistance realizado pela Ipsos, parceira do Prémio Cinco Estrelas, conta com uma amostra representativa de 16 mil indivíduos, com idades acima dos 18 anos, residentes em 10 países europeus, EUA, Brasil, Índia e China.

Segundo o barômetro, 59% dos portugueses têm planos para as suas férias de verão, sendo que mais de metade efetua a reserva e o pagamento da viagem com menos de 4 meses de antecedência.

 

Principais insights:

  • A média de orçamento disponível para as férias deste ano é de 1,370€ e a duração é de aproximadamente 12 dias.
  • Na hora de escolher o destino, os portugueses tendem a optar por destinos que já visitaram ou onde têm família e amigos. A meteorologia é o terceiro fator importante no momento da escolha.
  • Para os portugueses que planeiam viajar a nível internacional, os 3 países escolhidos são Espanha, Itália e França. O primeiro país do top 3 – Espanha – é especial destino de interesse face aos restantes, com uma diferença de 16 pp do segundo.
  • Semelhante à maioria dos europeus, 44% dos portugueses preferem ficar alojados num hotel, 31% gostam de ficar alojados em casa de amigos ou familiares e 29% optam por arrendar casa ou apartamento.
  • Como destino de férias, Portugal é alvo de interesse para os locais e para os estrangeiros.  Se por um lado, quase metade dos portugueses (45%) consideram fazer férias no próprio país, por outro e a nível internacional, Portugal ganha admiradores em Espanha e França. Portugal é, para os espanhóis e franceses, considerado o terceiro destino favorito para as férias de verão deste ano.
  • Independentemente dos planos já bem definidos, os portugueses sonham em viajar para outros países e cidades. O top 3 das cidades de sonho dos portugueses é Nova Iorque, Paris e Londres.
  • Aproximadamente, 6 em cada 10 portugueses dizem desconectarem-se completamente do seu trabalho durante o período de férias. Embora Portugal se encontre ligeiramente abaixo da média dos países europeus, perante os restantes países em estudo a capacidade dos portugueses para se desconectarem do trabalho em período de férias é maior, à exceção  do Brasil que apresenta menor preocupação em trabalhar durante as férias.
  • Com a constante evolução do digital, interessa compreender a influência exercida no mundo das férias e viagens, e o impacto que as avaliações online têm no processo de decisão. Segundo o barômetro, as avaliações online são, para 30% dos europeus, o 3º factor de decisão na escolha do alojamento, seguido de factores como a relação custo-benefício e a localização. Após o serviço, quer seja  num hotel, casa arrendada, atração turística, restaurante ou companhia aéra,  70% dos europeus assumem publicar uma avaliação online do serviço a seguir às suas férias. No caso dos portugueses, 21% admitem consultar as avaliações online na escolha do alojamento e 65% publicam uma avaliação online num hotel, após a estadia.

 

 

FreshMail.com
 

INSCRIÇÃO

Participação gratuita! Para garantir a sua presença na Conferência Cinco Estrelas 2018 | AMBIENTE: O NOVO ALIADO DO MARKETING, indique-nos o seu email.
Em breve receberá um email de confirmação e ser-lhe-ão enviados mais detalhes.
 

QUERO INSCREVER-ME NA CONFERÊNCIA CINCO ESTRELAS 2018 E RECEBER MAIS INFORMAÇÕES

FreshMail.com