A crescente procura das caravanas


A pandemia alterou a forma como se viaja e veio trazer um aumento de procura por férias em autocaravanas, principalmente entre os turistas nacionais, numa tendência que teve o seu início em 2020 e que tudo indica se deverá manter este verão

A pandemia da COVID-19 mudou a forma como se viaja e se passam as férias. O distanciamento físico recomendado e o receio de contágio, levaram a mudanças dos planos de férias evitando destinos onde seria difícil manter o distanciamento. Esta foi uma notícia negativa para a generalidade do setor turístico, mas, o segmento das autocaravanas assistiu a um ‘boom’ ao longo de 2020. “Entre maio e agosto de 2020, tivemos 3000 reservas confirmadas, tendo sido verificado um aumento de 57% comparativamente ao mesmo período em 2019, sendo junho o mês com mais reservas de sempre na Yescapa Portugal”, diz ao Publituris Maria Liquito, country manager da Yescapa Portugal, uma plataforma de origem francesa, que está em Portugal desde 2018, conhecida como o “Airbnb das autocaravanas”, e que põe em contacto quem tem autocaravanas para alugar com quem as deseja alugar. A plataforma viu a sua frota “ser totalmente ocupada”, principalmente por portugueses, não tendo conseguido dar resposta a todas as solicitações.

O aumento da procura por autocaravanas, no ano passado, atribui-se ao facto de estas serem vistas como uma alternativa aos hotéis e ao alojamento local, permitindo umas férias em isolamento social com a companhia de familiares e amigos. Os clientes que recorreram à plataforma Yescapa Portugal no verão passado tinham em comum a idade, a maioria entre os 30 e os 50 anos sendo que, 64% viajaram em família, seguidos por os casais e os que viajavam com amigos.

Apesar da descida dos visitantes estrangeiros, 2020 foi um ano positivo para o segmento das autocaravanas e, como indicam estudos recentes, é expectável que 2021 seja semelhante.

Mas, depois da COVID-19 controlada, poderá este segmento continuar nas preferências daqueles que habitualmente não optavam por este tipo de férias?

Maria Liquito da Yescapa acredita que sim. “Ao longo dos anos, o autocaravanismo tem vindo a crescer e a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal. A COVID-19 poderá ter impulsionado o autocaravanismo como forma de viajar, contudo, não acreditamos que irá esmorecer quando a pandemia deixar de estar no centro das nossas decisões”, aponta. Para a country manager da Yescapa Portugal, “em 2020, a pandemia despertou o interesse desta forma de viajar a pessoas que não se imaginavam sequer a experimentar uma autocaravana, tendo tornado muitas destas pessoas fãs e a renderem-se ao autocaravanismo”, o que, aliado às novas tendências do “slow tourism, viajar e passar tempo de qualidade com a família”, leva Maria Liquito a acreditar que esta preferência vai continuar a crescer, referindo que: “Na Yescapa, verificamos que 15% das reservas são feitas por locatários que querem experimentar esta forma de viajar antes de adquirir a própria autocaravana, o que nos leva a dizer que esta tendência continua a ganhar cada vez mais adeptos”.

A pandemia levou-nos a procurar alternativas. Mais do que uma moda, o autocaravanismo é um estilo de vida, que permite desfrutar dos locais de uma forma diferente, com uma liberdade saboreada momento a momento.