Conceito
Todos nós já usámos a expressão “Cinco Estrelas’’ para nos referirmos a algo que é realmente muito bom.
“Cinco Estrelas” é também um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que os produtos, serviços e marcas conferem aos seus utilizadores,
tendo como critérios de avaliação as principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores.
Metodologia
Será vencedora apenas a marca que, para além de obter a classificação mínima, obtenha a classificação mais elevada da sua categoria.
3 FASES DE TESTES E ESTUDOS COMPLEMENTARES
1ª FASE | FOCUS GROUP E COMITÉ DE AVALIAÇÃO
Os Focus Group identificam quais os 5 principais drivers que motivam os consumidores nas suas decisões de consumo. O Comité integra a informação dos focus group com a informação enviada das marcas e valida as 5 características que serão avaliadas na fase seguinte. O Comité é constituído por: Ipsos Apeme | Multidados | APPM | Fórum do Consumo | BoConsulting | CCP.
2ª FASE | TESTES DE EXPERIMENTAÇÃO
São aplicados testes de experimentação à medida das características de cada candidato.
. Serviços: Cliente mistério; Inquéritos de satisfação; Testes de conceito.
. Produtos: Blind test em home test, laboratório de análise sensorial, canal HoReCa, work place ou showroom.
3ª FASE AVALIAÇÃO MASSIFICADA
Implementação de um questionário massificado junto de uma amostra representativa da população (nacional ou regional, consoante a presença geográfica do candidato) com afinidade à categoria de consumo.