ABELHA – O SER VIVO MAIS IMPORTANTE DO PLANETA


 

 

 

As abelhas são importantíssimas para os humanos em vários aspetos, entre eles a produção de mel, mas a sua função mais importante não é produzir esse nectar para o nosso consumo.
Estes insetos têm uma enorme importância na contribuição que dão às plantas por todo o mundo. A vida no planeta está diretamente ligada à polinização das plantas uma vez que 250 mil espécies de flores dependem das abelhas para se reproduzir. Além disso, muitas frutas e vegetais também precisam dessa polinização, o que representa cerca de 90% da produção de alimentos no mundo.

David Suzuki, ativista ambiental canadense, defende que “Um mundo sem abelhas seria um mundo sem pessoas”.
As abelhas desempenham um papel fundamental na biodiversidade e a agricultura global depende de 70% desse trabalho. A sua importância é tão grande que 70 de 100 produtos consumidos dependem da intervenção das abelhas.
A polinização é tão importante que sem ela as plantas não se poderiam reproduzir, o que levaria à extinção de espécies da fauna terrestre do planeta.
É por isso que as abelhas são cruciais para o nosso planeta e para o resto das espécies.

E o que pode estar a matar as abelhas?
Uma das razões pelas quais as abelhas foram nomeadas como uma espécie muito valiosa no mundo é o rápido desaparecimento da mesma que os cientistas ainda não conseguiram perceber as razões desta mudança drástica.
Existem muitas teorias, uma delas é devido aos smartphones. Segundo o Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, as ondas que são emitidas durante uma conversa têm a capacidade de desorientar as abelhas e até levá-las à morte.
Após a realização de alguns estudos também se constatou que a comunicação através de smartphones pode levar as abelhas a produzir um ruído dez vezes maior que o normal.
Pesticidas estão a matar as colmeias
Outra teoria envolve o uso maciço de pesticidas na agricultura, veneno que é absorvido por estes insetos quando sugam o néctar das flores. Quando levado para a colmeia, o veneno fica preso na cera, própolis e mel, envenenando o favo de mel, assim como a abelha-mestra e se ela morrer, o favo de mel irá extinguir-se.
Como é muito complicado para as pessoas renunciarem ao uso de smartphones e antenas de telecomunicações, tem sido difícil para os cientistas encontrar uma solução para o problema.

Os ambientalistas consideram esta situação muito preocupante há muito tempo e é crucial que se encontre uma solução precoce para este problema, já que após o desaparecimento das abelhas poderíamos sofrer sérias consequências.

 

Fonte: www.portaldoanimal.org

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas

FreshMail.com
 

INSCRIÇÃO

Participação gratuita! Para garantir a sua presença na Conferência Cinco Estrelas 2018 | AMBIENTE: O NOVO ALIADO DO MARKETING, indique-nos o seu email.
Em breve receberá um email de confirmação e ser-lhe-ão enviados mais detalhes.
 

QUERO INSCREVER-ME NA CONFERÊNCIA CINCO ESTRELAS 2018 E RECEBER MAIS INFORMAÇÕES

FreshMail.com