Marketing Digital: 4 Tendências para 2020


.

.

.

Com a aproximação do fim do ano surgem os habituais balanços em relação às várias áreas da sociedade e respetivos acontecimentos, assim como se perspetivam tendências para o ano seguinte.
O que esperar de 2020 em relação às áreas do Marketing Digital em fulgurante ascenção nos últimos anos? Ao que devem as marcas estar atentas para acompanhar as contínuas novidades? De acordo com a Marketeer, a AdRoll, plataforma dedicada a software de Marketing com base em Inteligência Artificial, isolou 4 tendências que irão marcar o ano 2020:

1 – Marketing Conversacional.

Pretende envolver os clientes em tempo real, de acordo com as suas necessidades. Mostra soluções que respondem à procura do cliente, através de live chat, chatbots ou outras formas de Inteligência Artificial/Machine Learning. Esta interacção personalizada é esperada pelos os clientes: 42% esperam resposta imediata (cinco segundos) e 36% esperam resposta no prazo de cinco minutos;

2 – Gestão de dados com base em Inteligência Artificial/Machine Learning.

Não basta recolher dados, é preciso saber o que fazer com eles e é aí que a Inteligência Artificial e o Machine Learning podem entrar. Estas tecnologias serão muito úteis a gerir dados, isolar padrões de interpretação e tendências digitais;

3 – Marketing de Comunidade. De acordo com a AdRoll, esta é a forma que as marcas têm de estabelecer afinidade com os consumidores através da criação de espaços onde estes possam discutir interesses comuns;

4- Privacidade do consumidor. A entrada em vigor do novo Regulamento Geral da Protecção de Dados, na Europa, e do Consumer Privacy Act, no estado norte-americano da Califórnia, veio acentuar a importância da privacidade e segurança dos consumidores. Assim, a evolução do Marketing Digital terá que ter isto presente: terá por exemplo, que haver um maior cuidado na utilização dos cookies.

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas