Portugal guia-Te: 2 dias no distrito de Évora – Cinco Estrelas

Portugal guia-Te: 2 dias no distrito de Évora


1º Dia – Também conhecido como Ninho das Águias, a vila fortificada de Monsaraz é uma vila para percorrer devagar. Passeie pela muralha até ao Castelo de Monsaraz construído por D. Dinis no século XIV: daqui avista-se o Alentejo e o maravilhoso espelho-de-água da Barragem de Alqueva, o maior lago artificial da Europa e uma das maiores obras portuguesas do nosso século. Experimente navegar por ele num barco-casa ou dar um mergulho na Praia Fluvial de Monsaraz, inserida na albufeira de Alqueva.

Reserve a noite para uma experiência inesquecível: agende uma sessão noturna de observação astronómica com o Dark Sky® Alqueva, a marca que representa um território certificado de cerca de 10.000 km2, desenvolvido sob o tema do astroturismo. O Observatório oficial do Dark Sky®, localizado na Cumeada, Reguengos de Monsaraz, está equipado com telescópios de vanguarda para observação solar e astronómica, que permitem uma experiência visual única desde planetas, às crateras da Lua, passando pelo céu mais profundo, numa verdadeira viagem cósmica. Mais Cinco Estrelas não há!

Depois desta aventura, vai precisar de uma noite Cinco Estrelas para se preparar para o segundo dia. Descanse no Hotel Moov Évora, situado em pleno centro histórico, à distância de um tranquilo passeio a pé dos principais pontos turísticos da cidade. Reserve aqui.

2º dia – Comece o segundo dia pelo centro histórico de Évora e pelo Templo de Diana. Construído no início do Séc. I, este é um dos mais preservados templos romanos da Península Ibérica. Chamam-lhe “Tempo de Diana” porque a crença popular diz ter sido construído em honra da deusa romana da caça mas, a História revela que foi construído em homenagem ao Imperador Augusto. Ao longo dos séculos, o Templo sofreu várias destruições e utilizações, como por exemplo, matadouro no século XV. No século XIX foi alvo de uma grande ação de restauro, recuperando o seu traçado original para ser admirado.

Capela dos Ossos é um dos monumentos mais conhecidos de Évora e um ícone da cidade. Faz parte da Igreja de São Francisco e foi construída no século XVII por três frades franciscanos com a intenção de enaltecer a fragilidade da vida humana e de como é transitória. Mostra o gosto macabro e dramático da época barroca evidente nas paredes e pilares da Capela, revestidos com cerca de 5000 ossos e crânios humanos. É um local sinistro e perturbador, e por isso não será uma experiência para todos.

Durante a tarde vá até à vila de Arraiolos de onde saem para o mundo, os famosos Tapetes de Arraiolos, bordados à mão, por gerações de bordadeiras que os fizeram chegar aos nossos dias, a ponto cruzado obliquo (o chamado ponto de Arraiolos) com motivos de inspiração oriental e da cultura popular. 

Bons passeios!

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas