Consumo estrangeiro em Portugal sobe mais de 80% no último verão

Os turistas franceses continuam a ser a maior fatia do consumo estrangeiro no nosso país (18% do total). A variação mais significativa aconteceu em Lisboa e nos Açores, registando-se aumentos de faturação de 125% e 103%, respetivamente.
Consumo estrangeiro em Portugal sobe mais de 80% no último verão
O relatório REDUNIQ Insights, promovido pela REDUNIQ que analisa a evolução dos pagamentos por cartão efetuados em Portugal, revelou que, este verão, o consumo estrangeiro no nosso país disparou 82,5%.
De acordo a REDUNIQ, o turismo foi responsável por um aumento de 32,2% na faturação em Portugal, face a igual período do ano passado. Quanto à faturação realizada através dos cartões nacionais sofreu também um aumento, entre 1 de julho e 15 de setembro, crescendo 19,6%.
Os turistas franceses, apesar de terem diminuído 7% de peso no total da faturação estrangeira, continuam a ser a maior fatia do consumo estrangeiro no nosso país (18% do total), seguido pelo Reino Unido (com 14% do total da faturação estrangeira), pela Irlanda (com 11%), pelos Estados Unidos (com 10%) e pela Espanha (com 9%).
O consumo estrangeiro apresenta uma variação mais significativa em Lisboa e nos Açores, registando-se aumentos de faturação de 125% e 103%, respetivamente.
Os números revelados acompanham as estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Banco de Portugal, que mostram, só no mês de julho, um aumento de 205,2% no que toca ao número de hóspedes não residentes em Portugal face ao mesmo período em julho de 2021. Julho de 2022 tornou-se desta forma o melhor mês de sempre, em número de hóspedes e de dormidas em Portugal.
OUTROS DADOS do ESTUDO
São os irlandeses que gastam mais nas férias em Portugal, de acordo com os dados da REDUNIQ, cerca de 112 euros por transação. Os visitantes dos Estados Unidos surgem em segundo lugar com o valor de compra médio mais elevado, cerca de 71 euros. Reino Unido, França e Espanha apresentam valores de compra semelhantes, 48 euros, 46 euros e 40 euros, respetivamente.
Registou-se também um aumento generalizado da faturação nos negócios associados ao turismo: o rent-a-car cresceu 85% face ao mesmo período do ano anterior, a hotelaria e a restauração aumentaram a sua faturação em 71% e 50%, respetivamente.
O elevado aumento da faturação destas atividades está associado ao regresso dos turistas estrangeiros a Portugal, tendo estes contribuído para aumentar em 117% a faturação da hotelaria, em 110% a do rent-a-car e 98% a faturação da restauração.
O consumo nacional em hotelaria registou um decréscimo de 6% face ao ano anterior, um resultado que, segundo Tiago Oom, diretor comercial da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ, “se poderá justificar com uma contenção dos gastos das famílias portuguesas face ao crescimento da inflação”.
Os distritos mais turísticos, nomeadamente Lisboa, Açores, Faro, Madeira e Porto, apresentam todos valores de faturação superiores quando comparados com o mesmo período do ano passado, com crescimentos de 43%, 36%, 36%, 32% e 28%, respetivamente.