2021: Reinvenção da relação empresa-colaborador


A Pandemia Covid-19 marcou sem precedentes a relação entre as empresas e os seus colaboradores, colocando a ambos desafios nunca vistos. As empresas tiveram que se reinventar para gerirem e aproveitarem o talento e as capacidades dos seus trabalhadores.

O aparecimento da Covid-19 marcou um antes e um depois na relação empresa-colaborador, colocando às empresas o desafio de se reinventarem para gerirem o talento e as capacidades dos seus trabalhadores.

O relatório  recentemente publicado pela LLYC, consultora em comunicação, “Tendências e talento”, desenha o mercado do trabalho em 2021 e coloca as empresas a repensarem a forma como comunicam com os actuais e futuros colaboradores.

De acordo com o “Relatório Tendências Talento 2021”, a pandemia definiu um antes e um depois nas relações entre empresa e o potencial dos funcionários e essas mudanças permanecerão depois da crise sanitária ultrapassada. Os profissionais procuram agora modelos mais flexíveis de trabalho que proponham novas prioridades.

Tendências Talento 2021” isola três grandes orientações de transformação para 2021: formação, relações flexíveis entre a empresa e os colaboradores e comunicação interna.

A primeira tem a ver com digitalização – a necessidade de dar prioridade  ao upskilling dos trabalhadores.

A segunda centra-se na grande mudança quanto ao estabelecimento de novos modelos de relação mais flexíveis entre empresas e trabalhadores.

A terceira foca-se na crescente importância da boa comunicação num contexto em que o teletrabalho pode significar a médio prazo, uma nova cultura e surgimento de modelos mistos entre a presença alternada do trabalhador na empresa e em casa, o que em determinadas circunstâncias, gerar importantes alterações na confiança.

Sócio e Diretor Sénior de Engagement da LLYC, David González Natal, reconhece que “este é um momento-chave para o futuro das empresas e a relação com o talento tem de estar no centro das decisões que se tomarem. Em concreto, é necessário repensarmos e reforçarmos a cultura num contexto de dessincronização e deslocalização, apostarmos na formação como um elemento-chave para obter vantagens competitivas e criarmos laços de comunicação mais sólidos com o ativismo crescente entre os funcionários”.

Conheça aqui as10 tendências que, de acordo com a LLYC, marcarão o talento e a sua gestão em 2021.

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas