Portugueses apoiam unanimemente a realização da Web SUMMIT em Lisboa – Cinco Estrelas

Portugueses apoiam unanimemente a realização da Web SUMMIT em Lisboa


O estudo da Universidade Europeia “Impactos da Web SUMMIT na Economia e Turismo de Lisboa” revela apoio unânime dos portugueses a que a Web SUMMIT se realize em Lisboa.

93% da população portuguesa apoia a realização do maior evento mundial de tecnologia, inovação e empreendedorismo na capital portuguesa, segundo o estudo desenvolvido pela Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia.

De acordo com os resultados do estudo divulgados na passada sexta-feira, dia 29 de outubro, os portugueses acreditam que este evento contribui para aumentar o prestigio de Lisboa.

93% consideram que aumenta o seu reconhecimento;

89% afirmam que valoriza a sua imagem internacional;

84% acredita que aumenta a sua reputação

O estudo pretendeu analisar os efeitos da Web SUMMIT, incidindo sobre os planos do governo para o turismo e as questões que têm surgido em relação à atividade turística em Portugal.

Os investigadores, Ana Ramires, Luís Mota e Paulo Marques, da Universidade Europeia, avaliaram vários parâmetros: confiança pública perante as decisões estratégicas da estrutura administrativa pública; influência na imagem externa da cidade de Lisboa e correspondente sensação de orgulho dos residentes; desenvolvimento social e comunitário; benefícios económicos em geral; benefícios económicos em prol do desenvolvimento do turismo; congestionamento e concentração de trânsito; segurança; e apoio à realização do evento.

No que toca à confiança pública no Governo, a maioria dos inquiridos confia nas decisões tomadas para o turismo quanto à realização de eventos (71%) e no esforço de inclusão do setor do turismo no planeamento de eventos em turismo (62%).

Mais de metade dos inquiridos (54%) concorda com a afirmação “a Web SUMMIT reforça a coesão do setor turístico de Lisboa”.

O posicionamento neutro destaca-se quanto ao efeito do evento na promoção da diversidade cultural (44%), no reforço da união no indústria do turismo (39%) e na sensibilização dos agentes do turismo para a evolução das suas aptidões e conhecimentos profissionais (35%).

Quanto aos impactos da Web SUMMITem termos de impulso gerado para a economia no curto prazo (85%) e ao contributo considerável da receita gerada pelos visitantes para a economia local (77%), as opiniões são muito positivas.

Quanto à oportunidade de negócio para a indústria local geradas pelo evento (48%) as respostas são menos positivas.

Em relação ao contributo da Web SUMMIT para o aumento da atividade turística, 57% dos inquiridos concordam que esta contribui para a melhoria das condições económicas do setor do turismo na região de Lisboa e das infraestruturas turísticas. Em relação à afirmação “o evento contribui para novas oportunidades de emprego” as posições não são tão otimistas: 56% não concorda com a afirmação.

No que toca à segurança, a maioria dos inquiridos não vê riscos para a cidade que possam ser associados à Web SUMMIT, não consideram que possa haver aumento do risco de terrorismo o (64%), nem da atração de visitantes que perturbem a vida da cidade (86%). No geral, os participantes no estudo concordam positivamente com a afirmação de apoio ao evento (81%) e gostariam de assistir, se tivessem a oportunidade (68%).

O inquérito foi realizado entre 17 e 25 de outubro de 2021, a um total de 322 indivíduos.

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas