47% das empresas aumentaram o investimento no Marketing Digital


.

.

Um estudo recente elaborado pela MultiDados em parceria com a Guess What, demonstra a aceleração do impacto do digital na actividade de comunicação e marketing das empresas.

A pandemia acelerou o crescimento do marketing digital, impulsionando as empresas a apostar cada vez mais em ferramentas como Email Marketing, Social Media Ads ou Redes Sociais.

O inquérito revela que quase metade das empresas – 47,2% – assume o aumento da comunicação através do marketing digital, com um maior investimento nestes meios, com o objetivo de atenuar alguns dos problemas criados pela pandemia de Covid-19.

39,6% das empresas afirmam também que houve substituição de meios publicitários tradicionais por meios digitais nas suas ações de comunicação.

As principais ferramentas usadas passaram a ser, de acordo com os inquiridos, Email Marketing -57,8%, Social Media Ads – 52,8%, Redes Sociais – 38,0% e Online Ads – 29,4%. Todas estas ferramentas registaram um aumento entre 2020 e 2021.

74,2% das empresas inquiridas não têm um departamento de marketing na sua organização, sendo que os métodos de comunicação utilizados refletem o peso cada vez maior do digital na atividade das empresas.

Num ano atípico e de muitas restrições devido à pandemia provocada pela Covid-19, 68% das empresas portuguesas afirmam que a Covid-19 teve muito ou bastante impacto nas operações das suas organizações, com 59,8% das empresas que dispõem de espaço físico (loja) a afirmarem que o volume de vendas diminuiu.

Para o futuro, as empresas inquiridas acreditam que as principais tendências que se irão verificar no comportamento dos portugueses passarão por: compra mais focada no essencial (53,2%), compras mais sensíveis ao preço (47,5%), compras mais sensíveis ao bem-estar (26,6%), redução dos momentos de compra (25,9%) e novos métodos de compra online, como redes sociais (22,5%).

Os resultados do estudo tiveram por base respostas de empresas de várias áreas de atividade, entre as quais construção/equipamentos (12,6%), atendimento ao cliente (10,0%), contabilidade e finanças (6,2%), saúde (6,2%), entre outros. 43,0% das empresas atuam tanto no mercado B2B como no B2C.

O estudo foi realizado através dos métodos CATI (Telefónico) e CAWI (online), com uma seleção aleatória de empresas/atividades profissionais sediadas em Portugal. Foram recolhidas e validadas 500 respostas entre os dias 15 de janeiro a 26 de fevereiro de 2021.

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas