83% dos europeus responsabiliza-se pela preservação do planeta – Cinco Estrelas

83% dos europeus responsabiliza-se pela preservação do planeta


.

A marca de eletrodomésticos Beko realizou um inquérito relacionado com questões ambientais, em seis países europeus onde está representada. A maioria dos inquiridos dos países em estudo, considerou que é sua responsabilidade pessoal atuar diariamente, fazendo a diferença ao minimizar o desperdício e a utilização de água e de energia.

As conclusões do estudo revelam as seguintes percentagens: Reino Unido – 88%; Itália – 88%, Espanha – 87%; Alemanha – 84%; França – 78%; Polónia – 74%; o que significa que, em média, 83% dos europeus encara a preservação do planeta como algo urgente e de sua responsabilidade.

O inquérito revela também que, o número de pessoas que tem a opinião que a defesa do planeta não lhe diz respeito e é assunto de outros, como governo ou empresas, não é significativo.

A forma mais popular de praticar a sustentabilidade em casa, de acordo com os inquiridos, é a reciclagem. No Reino Unido, esta é significativamente mais alta, com 84% dos inquiridos a pratica-la, em comparação com os outros países, como a Itália perto dos 78% e a Alemanha com 66%.

A ameaça mais crítica a um planeta sustentável, são os danos ambientais provocados por humanos, seguidos da utilização do plástico. Seguem-se as alterações climáticas, as catástrofes naturais, a crise de recursos naturais, a perda de biodiversidade, o desperdício alimentar e, por fim, o stress hídrico.

Perante a questão sobre o que mais poderiam fazer para proteger o planeta, as respostas incluem, a compra de produtos sustentáveis, o combate ao desperdício alimentar, a redução das viagens aéreas e a diminuição do consumo de carne. Os recursos energéticos e a alimentação são as principais áreas em que o uso de produtos ecológicos é considerado muito importante, seguem-se roupa e viagens e por último os eletrodomésticos.

Cem Başaral, Country Manager da Beko Portugal refere: “O nosso estudo mostrou-nos que os nossos objetivos de sustentabilidade estão absolutamente alinhados com os nossos consumidores. É encorajador verificar que as pessoas querem fazer a coisa certa pelo ambiente e que acreditam que as suas ações podem ter impacto”.

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas