A confiança dos consumidores cresceu no mês de fevereiro – Cinco Estrelas

A confiança dos consumidores cresceu no mês de fevereiro


.

Janeiro e fevereiro foram meses positivos no que toca à confiança dos consumidores segundo dados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Após uma estabilização em dezembro, este indicador subiu assim com o indicador de clima económico que aumentou em fevereiro, após ter apresentado um comportamento irregular entre julho e janeiro, atingindo um nível semelhante ao registado em fevereiro de 2020.

O gabinete do INE esclarece que esta evolução é o resultado do contributo positivo das expetativas acerca da situação futura económica do país e da situação financeira das famílias.

“O saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços aumentou nos últimos cinco meses, prolongando a trajetória marcadamente ascendente iniciada em março de 2021 e atingindo o valor máximo desde julho de 2008”, destaca o gabinete do INE.

Por outro lado, após se ter registado um aumento em janeiro, a confiança do comércio desceu em fevereiro de 2022. A evolução do último mês resultou do contributo negativo de todas as componentes deste indicador: perspetivas de atividade das empresas, apreciações sobre o volume de stocks e opiniões sobre o volume de vendas.

“Em fevereiro, o indicador de confiança no comércio diminuiu por grosso e no Comércio a Retalho, mais intensamente no primeiro caso”, refere o INE.

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas