Portugal com maior crescimento (11,9%) em termos comparativos a nível europeu. – Cinco Estrelas

Portugal com maior crescimento (11,9%) em termos comparativos a nível europeu.


 

.

Entre os parceiros europeus e de acordo com os dados publicados esta quarta-feira pelo Eurostat, a nível europeu, a economia portuguesa registou o maior crescimento no primeiro trimestre de 2022. Com uma progressão de 11,9% nos três primeiros meses do ano, o nosso país superou a média da zona euro (5,1%). A Áustria surge em segundo lugar (8,7%) e em terceiro lugar a Hungria (8%). Quando comparado com os três meses anteriores, Portugal foi o segundo (2,6%) na zona euro, superado apenas pela Roménia que cresceu 5,2%.

O Eurostat confirma assim o antecipado pelas Previsões da Primavera: Portugal é o país do espaço europeu com a melhor previsão de desempenho para este ano, apontando-se um crescimento de 5,8%.

Antes da invasão russa à Ucrânia, a Comissão colocou em alta a previsão para o crescimento económico de Portugal em 2022 em 0,3 pontos percentuais estimados em fevereiro. Estimativa que é superior aos 4,9% apontados pelo Governo português e pelo Banco de Portugal – previsão feita antes de se saber o comportamento do PIB no primeiro trimestre e do Fundo Monetário Internacional que, atualizou ontem, as previsões para Portugal (4,5%).

Numa estimativa rápida de acordo com o Eurostat, no primeiro trimestre deste ano, o PIB cresceu 0,3% na zona euro e 0,4% no conjunto da UE, face aos três meses anteriores, faltando ainda apurar os dados de países como Estónia, Irlanda, Grécia, Croácia, Luxemburgo, Malta e Eslovénia. A Irlanda e a Croácia foram as únicas economias que registaram uma diminuição de crescimento no quarto trimestre, face aos três meses anteriores.

Com as economias europeias a crescer, observa-se uma diminuição na taxa do desemprego aumentando o número de pessoas empregadas no primeiro trimestre: 0,5% na zona euro e 0,4% no conjunto da UE, revelam os dados do Eurostat.

 

 

Fonte: eco.sapo.pt

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas