metodologia

Todos nós já usámos a expressão “Cinco Estrelas’’ para nos referirmos a algo que é realmente muito bom. “Cinco Estrelas” é também um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que os produtos, serviços e marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores.



 

O QUE É AVALIADO?

. 5 principais variáveis que nos influenciam nas decisões de consumo

. 5 atributos específicos de cada categoria (produto ou serviço)

COMO É AVALIADO?

. 3 fases de testes e estudos de mercado diferentes e complementares

. testes de experimentação adaptados a cada produto ou serviço


3 FASES DE TESTES E ESTUDOS COMPLEMENTARES

FASE 1 | FOCUS GROUP E COMITÉ DE AVALIAÇÃO

Os Focus Group identificam quais os 5 principais atributos que motivam os consumidores nas suas decisões de consumo. O Comité integra a informação dos focus group com a informação das marcas e valida os 5 atributos específicos da categoria que serão avaliadas na fase seguinte. Constituição do Comité

FASE 2 | TESTES DE EXPERIMENTAÇÃO

São aplicados testes de experimentação à medida das características de cada marca avaliada.

Serviços = Cliente mistério; Inquéritos de satisfação; Testes de conceito.

Produtos = Blind test em home test, laboratório de análise sensorial, canal HoReCa, work place ou showroom.

FASE 3 | ESTUDO DE MERCADO À MARCA

Implementação de um questionário massificado junto de uma amostra representativa da população (nacional ou regional, consoante a presença geográfica do candidato), com afinidade à categoria de consumo.

.

Será vencedora apenas a marca que, para além de obter a classificação mínima, obtenha a classificação mais elevada da sua categoria.


Para maior detalhe quanto à metodologia Cinco Estrelas a aplicar a marcas de presença Nacional, clique AQUI. 

Para marcas de presença Regional, clique AQUI. 


VANTAGENS

 

Vantagens da Candidatura

 

INFORMAÇÃO

Todas as marcas avaliadas recebem o respetivo relatório detalhado dos testes realizados, permitindo o acesso a informação diversificada e relevante para o seu negócio, nomeadamente:

. os aspetos mais valorizados pelos consumidores

. o grau de satisfação dos seus clientes em diferentes aspetos

. comparativo do desempenho face à concorrência

. aspetos a melhorar

. nível de notoriedade dos principais players do setor

. outras informações relevantes que cada marca pode colocar em avaliação

Vantagens para os Vencedores

 

COMUNICAÇÃO

Criam-se oportunidades únicas e diferenciadoras de comunicação que permitem à marca vencedora distinguir-se da concorrência, acrescentar prestígio e reforçar a sua identidade de marca.

 

NEGÓCIO

A comunicação tem impacto direto na performance das marcas vencedoras, pois aumenta a sua visibilidade e credibilidade, e o seu poder de negociação junto de clientes e parceiros, reforçando a confiança dos consumidores e levando à repetição da compra e à recomendação.

 

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas