metodologia
Todos nós já usámos a expressão “Cinco Estrelas’’ para nos referirmos a algo que é realmente muito bom. “Cinco Estrelas” é também um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que os produtos, serviços e marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores.
O QUE É AVALIADO? . 5 principais variáveis que nos influenciam nas decisões de consumo . 5 atributos específicos de cada categoria (produto ou serviço) |
COMO É AVALIADO? . 3 fases de testes e estudos de mercado diferentes e complementares . testes de experimentação adaptados a cada produto ou serviço |
3 FASES DE TESTES E ESTUDOS COMPLEMENTARES
FASE 1 | FOCUS GROUP E COMITÉ DE AVALIAÇÃO
Os Focus Group identificam quais os 5 principais atributos que motivam os consumidores nas suas decisões de consumo. O Comité integra a informação dos focus group com a informação das marcas e valida os 5 atributos específicos da categoria que serão avaliadas na fase seguinte. Constituição do Comité
FASE 2 | TESTES DE EXPERIMENTAÇÃO
São aplicados testes de experimentação à medida das características de cada marca avaliada.
Serviços = Cliente mistério; Inquéritos de satisfação; Testes de conceito.
Produtos = Blind test em home test, laboratório de análise sensorial, canal HoReCa, work place ou showroom.
FASE 3 | ESTUDO DE MERCADO À MARCA
Implementação de um questionário massificado junto de uma amostra representativa da população (nacional ou regional, consoante a presença geográfica do candidato), com afinidade à categoria de consumo.
VANTAGENS
Vantagens da Candidatura
INFORMAÇÃOTodas as marcas avaliadas recebem o respetivo relatório detalhado dos testes realizados, permitindo o acesso a informação diversificada e relevante para o seu negócio, nomeadamente:. os aspetos mais valorizados pelos consumidores. o grau de satisfação dos seus clientes em diferentes aspetos. comparativo do desempenho face à concorrência. aspetos a melhorar. nível de notoriedade dos principais players do setor. outras informações relevantes que cada marca pode colocar em avaliação |
Vantagens para os Vencedores
COMUNICAÇÃOCriam-se oportunidades únicas e diferenciadoras de comunicação que permitem à marca vencedora distinguir-se da concorrência, acrescentar prestígio e reforçar a sua identidade de marca.
NEGÓCIOA comunicação tem impacto direto na performance das marcas vencedoras, pois aumenta a sua visibilidade e credibilidade, e o seu poder de negociação junto de clientes e parceiros, reforçando a confiança dos consumidores e levando à repetição da compra e à recomendação. |