Delta é a marca com maior relevância e reputação de 2021 – Cinco Estrelas

Delta é a marca com maior relevância e reputação de 2021


 

.

A consultora OnStrategy divulgou um estudo recente que coloca a Delta como a marca com maior relevância e reputação emocional ao longo de 2021 em Portugal.

Numa escala de 0 a 100, a marca Delta obteve 83,5 pontos, recuperando a posição de liderança entre mais de 2.000 marcas auditadas, identificadas previamente de forma espontânea por mais de 50.000 inquiridos representativos da sociedade em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.
A Google e a Microsoft ocupam os lugares seguintes, ambas com 82,3 pontos no estudo anual da consultora OnStrategy.

A EDP RENOVÁVEIS foi a marca que registou maior crescimento do índice de reputação, subindo mais de quatro pontos. O CEO da OnStrategy, Pedro Tavares, afirma que “com a marca Delta a voltar a assumir a liderança reputacional e a EDP Renováveis a registar o maior crescimento, destaca-se a relevância das marcas alimentares e tecnológicas no nível de excelência”.

Este ano, apenas oito marcas atingem o nível de excelência, destacando-se, além das do pódio, a NESTLÉ, com 82,2 pontos; a OLÁ, com 82,0; a LEGO, com 80,8; a LUSO com 80,7 e a Disney com 80,4.

Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere, “ao analisarmos os resultados deste índice referentes ao ano de 2021 consolidado, em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 e que refletem os atributos de relevância, consideração, confiança, admiração, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que há uma quebra generalizada no índice de reputação das marcas. Desde logo, o número de marcas de excelência (+80pontos) caiu de 17 para 8. Numa análise mais fina, juntando as dimensões emocionais e racionais afetas à reputação podemos afirmar que existiu um efeito boomerang negativo no sentido em que em 2020 as marcas até criaram relações emocionais fortes e elevaram os indicadores emocionais, mas em 2021 as soluções racionais associadas a serviço, inovação e cidadania não acompanharam as expetativas dos cidadãos, facto que impactou negativamente os indicadores racionais e consequentemente os indicadores emocionais”.

Refere ainda que: “os setores com maior destaque estão sobretudos associados à saúde e bem estar e nesse sentido devem ser considerados numa perspetiva de investimento em cidadania e responsabilidade social das marcas dos vários setores de atividade”.

E que: “no topo das avaliações, as marcas que continuam a obter o nível de excelência são todas repetentes, o que reforça a força e sustentabilidade das mesmas no que respeita à sua reputação”.

Por fim, Pedro Tavares conclui que “com a marca DELTA a voltar a assumir a liderança reputacional e a marca EDP renováveis a registar o maior crescimento, destaca-se também a relevância das marcas alimentares e tecnológicas no nível de excelência”.

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas