Dona Uva quer produzir três mil toneladas com preferência para o mercado interno. – Cinco Estrelas

Dona Uva quer produzir três mil toneladas com preferência para o mercado interno.


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Dona Uva quer faturar 4,5 milhões a vender uvas de mesa. A colheita deste ano de uvas brancas, rosadas e pretas arrancou no fim de julho e termina em novembro.

As primeiras colheitas das uvas de mesa arrancam no fim de julho e vão até novembro. São cinco meses consecutivos a apanhar uva de mesa. Os números impressionam: um milhão de cachos de uvas pretas, rosadas e brancas apanhadas e tratadas manualmente nos 80 hectares que se encontram na região do Ribatejo e Oeste por uma equipa de cerca de 200 operadores.

A Dona Uva – marca da Frutalmente, a primeira organização de produtores de uvas de mesa no país, nascida em 1950 – prevê a venda de três mil toneladas de uvas de mesa nas grandes distribuidoras, com 80% do produto a ir para hiper e supermercados e o resto para mercados locais e regionais. No ano passado, foram comercializados 2,4 milhões de quilos de uva tinta e branca. E quanto a este ano? “Este ano é “nim” por causa das condições climáticas”, refere o diretor executivo da Frutalmente: “Gostaríamos de chegar às três mil toneladas de venda de uva, talvez não seja possível, mas a esperança é a última a morrer”, diz Mário Rodrigues.

Devido aos custos da produção, o valor de venda da uva tem vindo a aumentar, Mário Rodrigues explica que os preços de “adubos, caixas de cartão para transporte – só estas aumentaram 30% -, tudo o que envolve o desenvolvimento da planta, subiu. Mais o custo da energia e do transporte até ao cliente”.

De 2021 a 2023 o investimento deverá ascender a 1,5 milhões de euros e a marca prevê faturar este ano até 4,5 milhões, ou seja, 45% dos dez milhões de receita esperada pela Frutalmente, que em 2021 faturou 8,5 milhões de euros. “Aumentando a produção, as vendas sobem e, consequentemente, a faturação”, conclui Mário Rodrigues.

 
Fonte: Dinheiro Vivo

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