Livro de José Rodrigues dos Santos adaptado para série – Cinco Estrelas

Livro de José Rodrigues dos Santos adaptado para série


.

A primeira co-produção internacional da plataforma de streaming Globoplay é com a RTP, na adaptação do best seller O Codex 632, de José Rodrigues dos Santos, Personalidade Cinco Estrelas na Categoria Literatura, para série televisiva. Protagonizada pela atriz brasileira Deborah Secco e Paulo Pires, a série produzida também pela SPi, tem estreia marcada em 2023 e segundo o director de programas da RTP, José Fragoso, terá “estreia simultânea” na antena do canal e na Globoplay. O Codex 632 também estará disponível na plataforma de streaming gratuita RTP Play.

“É muito importante que a primeira co-produção internacional da Globoplay seja com Portugal, pela relação histórica entre os dois países, como a cultura brasileira é importante em Portugal e como a cultura portuguesa fez o Brasil”, disse ao Jornal Público, Ana Carolina Lima, responsável pelos conteúdos do serviço de streaming que se estreou em Portugal em Outubro de 2021.

O Codex 632 é um dos livros mais vendidos de José Rodrigues dos Santos, jornalista e pivot do Telejornal há mais de 30 anos que se tornou num dos escritores mais populares do país. A adaptação para série, dividida em seis episódios, será feita por Pedro Lopes, o autor da primeira série original portuguesa para a Netflix, Glória, e realizado por Sérgio Graciano. Os protagonistas, únicos nomes do elenco para já divulgados, foram escolhidos a dedo — “queríamos ter pessoas muito importantes nos seus países”, diz Ana Carolina Lima sobre um fator que também pesou, o do reconhecimento. O resto do elenco, português e brasileiro, será revelado mais tarde.

Codex 632 (Gradiva, 2005) é o primeiro dos livros em que a personagem Tomás de Noronha, professor de História da Universidade Nova de Lisboa e perito em criptanálise e línguas antigas, surge na obra de ficção histórica de José Rodrigues dos Santos. Nos seis episódios de 45 minutos a história tentará descodificar uma cifra e um segredo: a identidade e verdadeira intenção da missão do navegador Cristóvão Colombo. Passa-se entre Portugal e o Brasil, a co-produção é quase 50% – 50% entre os dois países e conta com o apoio do fundo PicPortugal. As gravações começam já em Julho e Lisboa e Rio de Janeiro são os cenários principais.

Esta é uma encomenda da Globoplay e a primeira parceria RTP – Globoplay, mas não é a primeira entre a estação pública portuguesa e a empresa-mãe da plataforma brasileira, a Globo. A possibilidade de O Codex 632 passar no importante canal brasileiro “existe sempre”, de acordo a responsável do serviço de streaming. Será uma decisão a tomar mais tarde, após a equipa da televisão em sinal aberto avaliar essa possibilidade.

 

 

Fonte Jornal Público

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas