Nova Arcada recebe exposição da national geographic – Cinco Estrelas

Nova Arcada recebe exposição da national geographic


.

O Centro Comercial Nova Arcada em Braga, vencedor do Prémio Cinco Estrelas Regiões, recebe a “Photo Ark”, a exposição da National Geographic (NG)mais vista de sempre, também chamada de “Nova arca de Noé”.

Depois de vários lugares do mundo, é a vez do Nova Arcada, mostrar esta exposição única, até 12 de janeiro.

Este é um projeto de Joel Sartore, fotógrafo americano, colaborador de longa data da NG que, em 2005, deu início à missão de fotografar as 12 mil espécies animais que vivem em cativeiro e muitas das quais se encontram em vias de extinção.

A ideia surgiu há mais de dez anos, quando foi diagnosticado um cancro à sua esposa Kitty. Joel tirou um ano para a acompanhar, e durante esse tempo refletiu sobre o seu trabalho com a NG especialmente em relação às iniciativas relacionadas com a conservação de espécies e habitats. E durante esse ano difícil Joel decidiu que queria ir mais além no seu trabalho, criando algo que tivesse um impacto real na sociedade, na biodiversidade, no mundo e que fosse um legado para o futuro.

25 anos foi o tempo que Joel Sartore definiu para conseguir fotografar todas as 12.000 espécies animais em cativeiro, propondo-se começar em 2005 e terminar em 2030.

Foram fotografados até à data 9000 animais. A mais recente adição ao Photo Ark, em janeiro de 2019, foi o peixe Barbo Bandula – um pequeno peixe apenas encontrado em riachos do Sri Lanka. Em maio de 2018, foi a vez da Toupeira-de-Água, fotografada em Portugal, na região do Douro.

A coleção do Photo Ark conta atualmente com 29.624 fotografias das 9.000 espécies fotografadas.

Joel Sartore estima que, nos 14 anos desde o começo do Photo Ark, já terá visto mais de dez espécies extinguir-se. É um número impressionante, que nos confronta com o verdadeiro problema: as espécies estão a extinguir-se, e nós temos forma de o impedir. Não perca esta exposição. Saiba mais aqui.

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas