Pingo Doce adota Nutri-Score
.
.
Os produtos de marca própria Pingo Doce vão, por decisão da Jerónimo Martins, passar a incluir de forma gradual nas suas embalagens a escala nutricional Nutri-Score nas permitindo ao consumidor “fazer opções alimentares de forma mais consciente e informada”.
Criado em França, por uma equipa de especialistas em nutrição, liderada por Serge Hercberg, médico especialista em epidemiologia e nutrição, a Nutri-Score representa uma escala de cinco cores e letras, que vai da cor verde escuro, associada
à letra A que se refere aos produtos mais ricos e saudáveis do ponto de vista nutricional, ao vermelho, associado à letra E, que identifica aqueles que devem ser consumidos de forma mais limitada.
Este sistema de valores, está implementado em França, desde 2017, aplicado nos alimentados transformados e pré-embalados, incluindo bebidas não alcoólicas.
A classificação de cada produto tem por base a percentagem de fibras, proteínas, frutas, legumes, azeite, óleos de colza e noz, leguminosas ou frutos secos, que atribuem pontos positivos, assim como a análise de gorduras saturadas, açúcar e sal, a que correspondem pontos negativos. A escala da Nutri-Score atribui uma classificação que corresponde à qualidade nutricional global dos alimentos.
Em comunicado, a diretora comercial da Marca Própria Pingo Doce, Rita Manso refere: “A adesão ao Nutri-Score é mais um passo do Pingo Doce para promover a saúde pela alimentação, uma das nossas principais missões. A nossa Marca Própria conta com uma oferta ampla de produtos, alvo de constantes reformulações nutricionais, de modo a reduzir a quantidade de sal, gordura e açúcar que contêm. É um trabalho que desenvolvemos há muitos anos, com grande transparência, e que é agora complementado com a adoção desta medida”.
A Associação de Defesa do Consumidor tem vindo a pedir a adoção generalizada do Nutri-Score, em Portugal, tendo em conta que o consumidor português “convive com vários tipos de sinalética para comunicar os valores nutricionais dos géneros alimentícios, o que pode gerar alguma confusão”.
Em julho deste ano, a Deco entregou uma carta-aberta aos partidos políticos com assento parlamentar subscrita por 1800 consumidores salientando a importância desta escala se tornar o esquema de informação nutricional oficial, ajudando desta forma a prevenir determinadas doenças. Defende a associação que:
“Interpretar o valor nutricional de um alimento embalado pode ser um quebra-cabeças. Listas de ingredientes e tabelas nutricionais, embora relevantes, são complexas, difíceis de interpretar e exigem tempo de análise, pelo que pouco ajudam a esclarecer os mais leigos. Alguns estudos provam que o Nutri-Score é um esquema intuitivo. É ainda bem compreendido por pessoas com poucos conhecimentos em nutrição e com baixo nível socioeconómico, o que o torna uma ferramenta interessante para combater as desigualdades sociais”.
Além da França, o Nutri-Score já foi implementado na Alemanha, Bélgica, Espanha, Holanda, Luxemburgo e Suíça.