Sonae MC é líder na utilização de embalagens reutilizáveis – Cinco Estrelas

Sonae MC é líder na utilização de embalagens reutilizáveis


.

.

O relatório anual da Fundação Ellen MacArthur, que dá a conhecer os progressos dos cerca de 400 signatários do compromisso global New Plastics Economy, revela que a Sonae MC, de que faz parte a marca Cinco Estrelas MEU SUPER,  apresenta um dos melhores resultados do mundo entre os aderentes e o melhor resultado em Portugal – no panorama nacional, a Sonae MC lidera o mercado na percentagem de embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
A Sonae MC é a 4ª empresa com maior percentagem de plástico reutilizável incorporado nas suas embalagens (13,4%) – ultrapassando assim empresas como a Starbucks e a Delhaize. O relatório diz-nos também que o grupo português é o 7º retalhista com maior percentagem (55%) de embalagens efetivamente reutilizadas, recicláveis ou compostáveis – à frente de grupos como Carrefour, Marks & Spencer e Walmart.

A iniciativa New Plastics Economy da Ellen MacArthur Foundation conta com a colaboração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e busca soluções para que o plástico não se transforme em desperdício, apontando possíveis soluções para que isso aconteça. Este compromisso global, criado em outubro de 2018, define metas concretas adaptadas à realidade de cada parceiro, com um objetivo comum: antecipar para 2025 as metas europeias estabelecidas para 2030.

De forma faseada, as principais ambições deste compromisso são eliminar os objetos de plástico desnecessários, recriar as embalagens, apostar na inovação para que todo o plástico possa ser reutilizável, reciclável ou compostável, assegurando que todo o plástico que usamos é reutilizado. Neste relatório, a fundação partilha os progressos que os quase 400 aderentes ao compromisso New Plastics Economy têm feito na definição de uma economia circular para os plásticos.

Um dos grandes compromissos da SONAE é antecipar para 2025 a ambição definida pela União Europeia para 2030, de que todas as embalagens de plástico da marca Continente colocadas no mercado sejam reutilizáveis ou possam ser recicláveis de forma economicamente eficiente, tendo já em 2020, alcançado um nível de poupança superior a 4,2 mil toneladas de plástico virgem por ano. Valor que representa um crescimento de 90% em relação às 2,2 mil toneladas/ano anunciadas em abril de 2019 na plataforma plasticoresponsavel.continente.pt.

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas