2023 chega com novos desafios no setor do consumo


Perante a conjuntura atual, que tendências irão determinar o setor do consumo em 2023, indo impactar a vida dos consumidores? Destacamos 5 fundamentais!

A pandemia e a guerra na Ucrânia mergulham os últimos três anos numa incerteza a todos os níveis, que impacta fortemente o dia-a-dia dos consumidores. Ao longo de 2022, assistimos ao aumento dos preços dos alimentos, da energia e dos combustíveis, que ditaram mudanças significativas no setor do consumo.

De acordo com a FMCG Gurus, empresa que realiza e estuda pesquisas de mercado e informações sobre atitudes e comportamentos do consumidor, a grande preocupação atual já não é a pandemia e os efeitos que dela resultaram, mas sim a desaceleração vertiginosa da economia e o aumento substancial do custo de vida. Face a este cenário de recessão, será imperativo, através de hábitos de compra mais informados e conscientes, procurar qualidade em detrimento da quantidade. Desta forma, em 2023, há que considerar estas 5 tendências no setor do consumo.

 

Fazer da pesquisa antes da compra uma rotina

Uma vez que os consumidores estão cada vez mais atentos ao que gastam e de que forma o fazem, a pesquisa antes da compra terá um grande destaque em 2023. O consumidor, antes de comprar, pesquisa mais sobre marcas no Portal da Queixa, analisa índices de satisfação, tem em consideração as marcas recomendadas e as experiência de outros consumidores. Para comprar bem e de forma consciente, o que vale realmente a pena.

A realidade da Inflação

Um pacote de arroz aumentou 73 cêntimos num ano e a polpa de tomate registou um aumento de 45 cêntimos no mesmo período. Estes foram dois dos produtos que mais aumentaram em 2022, fazendo parte de um cabaz de bens alimentares essenciais que custa agora uma média de 217, 14 euros – registando um aumento de 18% (mais 33,51 euros) entre 23 de fevereiro, véspera do início da guerra na Ucrânia e 28 de dezembro de 2022.

Esta evidência dará origem à tendência de consumo assente na procura em vários locais de produtos mais baratos e que ofereçam a melhor relação qualidade-preço. Os consumidores estarão focados em poupar em bens alimentares, para poderem continuar a manter alguns gastos pessoais.

O e-commerce e a tecnologia

O e-commerce veio para ficar e continuará a ser tendência ao longo do novo ano. Os consumidores compram mais online e estão mais informados, procurando e valorizando muito as opiniões e as experiências de outros consumidores. Este é por isso o momento ideal para as marcas consolidarem uma boa reputação digital.

Sustentabilidade e gestão de recursos naturais

A preocupação com questões ambientais e o desperdício no setor do consumo são questões que hoje são incontornáveis. Os consumidores estão mais conscientes e evitam gastos e compras desnecessárias privilegiando nas suas compras a qualidade em detrimento da quantidade.

Inclusão e transparência por parte das marcas

Fruto da tendência da qualidade como prioridade, tem vindo a ser notória a procura e a preferência dos consumidores por marcas inclusivas, que estabelecem relações de confiança e uma comunicação fluida com os seus clientes. Atualmente, os consumidores procuram identificar-se com as marcas às quais se fidelizam. A transparência, mas também a humanização das marcas no que diz respeito a mostrarem estar ao lado dos seus clientes ou a assumir falhas e procurar soluções rápidas e eficazes, faz parte do novo paradigma de consumo, que parece ter chegado para ficar.

Resumindo, para 2023, uma compra consciente será o primeiro passo para manter as suas finanças organizadas e conseguir suportar melhor o aumento do custo de vida atual.

 

Fonte: Portal da Queixa.

 

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