45,5% dos portugueses reserva alojamento de férias no site da marca


A multidados.com- the research agency desenvolveu um estudo com foco nos comportamentos dos consumidores portugueses em relação às decisões e organização das férias no que toca à escolha de hotéis e restaurantes.

O estudo realizado no período que decorreu entre 10 de maio de 2022 a 10 de junho de 2022 revela dados conclusivos.

91,0% dos inquiridos afirma reservar com antecedência a sua estadia nos hotéis e quase metade (45,5%) prefere reservar alojamento diretamente com o local escolhido.

37,5% dos portugueses refere que costuma ficar alojado em hotéis de 6 em 6 meses. Os principais motivos que levam a esta frequência são: férias (55,2%), escapadinhas de fim-de-semana (37,8%), negócios (5,4%) e aniversários (1,2%).  

Outros sites (29,4%) são também um meio utilizado com frequência aquando do planeamento da viagem, sendo referidos: Booking (46,0%) e Trivago (17,6%).

Os hotéis eleitos de forma espontânea são Pestana (37,0%), Ibis (28,1%), Vila Galé (28,1%), Montebelo Hotels & Resorts (19,3%), Tivoli (16,2%) e Melia (15,0%). Outros hotéis mencionados são: Hilton, Sana, Ritz, Holiday Inn e AXIS.

Relativamente aos hotéis a que vão com maior frequência destacam-se: Ibis (18,5%), Vila Galé (12,7%), Pestana (6,9%) e Meliá (3,1%). As principais razões que levam ao destaque destes hotéis são: preços acessíveis (37,9%), conforto (24,6%) e promoções (15,1%).

 

Relativamente a restauração, 70,3% prefere ir a restaurantes ao jantar e apenas 29,7% mostra preferência pelo almoço.

Os principais motivos de ida a um restaurante são: passar tempo com a família/ amigos (35,4%), experimentar novas comidas (30,3%), descontração (26,5%) e qualidade da comida (5,9%).

32,5% menciona gastar um valor médio de 10€ – 15€ por pessoa. Os dias preferidos para a ida a um restaurante são: sábado (48,8%), sexta-feira (22,0%) e durante a semana (18,8%).

Os restaurantes mais referidos, espontaneamente, são: Guilty by Olivier (2,7%), Portugalia (1,9%), 100 maneiras (1,6%), Brasão (1,6%), Subenshi (1,6%) e Chimarrão (1,1%). Outros restaurantes mencionados são: Solar dos presuntos e Manjar do Marquês.

Os principais fatores valorizados na escolha de um restaurante são: comida de qualidade (36,7%), preços acessíveis (23,9%) e ser perto de minha casa (22,5%).

Agora oferecemos a possibilidade de ter acesso aos estudos antes de qualquer outra pessoa, inscreva-se em: https://multidados.com/2022/07/inmarket-2022-hoteis-e-restauracao/

 

Ficha técnica: Estudo efetuado online entre os dias 10 de maio e 10 de junho de 2022, a utilizadores registados em multidados.com, maiores de 18 anos, ambos os géneros, residentes em Portugal.

 

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas