A Worten é a marca com o anúncio mais memorável no 1º semestre do ano.


Durante um mês, (4 de maio de 2022 a 4 de junho de 2022) a multidados.com- the research agency voltou a realizar uma vaga do estudo que avalia a eficácia dos anúncios mais antigos aos mais recentes.

O aparecimento da Covid-19 marcou um antes e um depois na relação empresa-colaborador, colocando às empresas o desafio de se reinventarem para gerirem o talento e as capacidades dos seus trabalhadores.

O relatório  recentemente publicado pela LLYC, consultora em comunicação, “Tendências e talento”, desenha o mercado do trabalho em 2021 e coloca as empresas a repensarem a forma como comunicam com os actuais e futuros colaboradores.

O anúncio mais recente e memorável é atribuído à Worten (9,5%), seguido do Pingo Doce (6,7%), Benecar (5,9%), MEO (5,5%) e NOS (4,6%). Outros anúncios mencionados foram: Intermarché, Continente, Glovo e Lidl.

Três marcas vencedoras do Prémio Cinco Estrelas, Worten, Benecar e MEO fazem assim parte do top 5 das marcas com anúncios mais memoráveis no período que corresponde ao 1º semestre do ano.

O fácil reconhecimento destas marcas deve-se à música (35,5%), à quantidade de vezes que é ouvida (33,4%), às cores (24,8%) e ao logótipo (24,0%). No caso da Worten, o atributo que permitiu o fácil reconhecimento da marca foi as vezes que foi ouvida (32,6%).  A campanha da marca conta ainda com outro vencedor Cinco Estrelas: Ricardo Araújo Pereira, Personalidade Cinco Estrelas na Categoria Humor, protagoniza os vários anúncios que durante os últimos meses marcaram presença nos vários meios de comunicação.

O estudo mostra que 72,5% dos portugueses t~em facilidade em identificar uma marca quando assistem a um anúncio. Em contrapartida, os 13,1% que revelam dificuldade na identificação de uma marca referem que se deve à apresentação da mesma apenas no final do anúncio (49,6%) e pela confusão do anúncio (19,5%).

A música (18,8%) é também um dos fatores destacados como o atributo mais memorável do anúncio. Outros fatores são: vezes que foi ouvida (22,1%), ideia criativa (14,8%), voz (8,3%) e slogan (7,7%).

73,2% dos inquiridos afirma que terão em conta a marca do anúncio na compra de um produto da categoria. Em oposição, 26,8% afirma que não considerarão a marca no momento de compra.

Relativamente às marcas com anúncios mais memoráveis desde sempre, a Coca-Cola (14,4%) mantém a liderança, seguindo-se outras que, algumas das quais, anteriormente não mencionadas: Vodafone (8,7%), Pingo Doce (7,9%), McDonald’s (7,9%) e IKEA (7,0%).

Outros fatores avaliados neste estudo foram: pesquisa das marcas após o anúncio e a razão para tal, sensações associadas a cada anúncio, publicidade preferida, entre outros…

multidados.com

 

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