E se trabalhasse todos os dias num local diferente?


A proposta inovadora da Krow fundamenta-se na premissa de que “o trabalho se deve ajustar à vida de cada um e não se tornar o epicentro da mesma”, explica a Krow em comunicado. O objetivo é proporcionar uma experiência enriquecedora para colaboradores, empresas e hotéis envolvidos, privilegiando valores como a liberdade e a flexibilidade.

A Krow pretende ser elo de ligação entre os colaboradores em trabalho remoto e os hotéis, que a pandemia impactou de formas diferentes. Os primeiros anseiam por um ambiente de trabalho diferente após muitos meses em casa, e os segundos, pelo movimento e presença de clientes que escasseiam desde o início de 2020.Ofertas como estacionamento, café e água, ou acesso ao ginásio, são algumas vantagens de trabalhar a partir de um hotel. A componente de networking e de comunidade poderá promover apoio emocional no trabalho à distância e, estão previstos também team days: dias em que as equipas se juntam presencialmente para atividades organizadas em conjunto com os hotéis parceiros da Krow.

Paulo Palha, co-fundador da empresa, pensa que “o papel tradicional dos hotéis está em plena transformação e muitos já reconhecem a importância de estarem mais abertos à comunidade local e assim gerarem novas fontes de receita”. Os hotéis estão “numa posição privilegiada para participar na revolução do trabalho, afirmando-se como espaços de excelência para proporcionar experiências de trabalho verdadeiramente inspiradoras”, refere ainda. A Krow comunica a mensagem e potencializa a concretização.

Joana Balaguer, também co-fundadora, refere que a grande vantagem de usar o hotel como espaço de trabalho é a liberdade de poder trabalhar em qualquer lugar sem estar restringido todos os dias ao mesmo espaço: “Não acordamos todos os dias da mesma forma nem com os mesmos objetivos de trabalho. Poder optar entre trabalhar com uma vista incrível sobre o mar, respirar o ar puro da Serra de Sintra logo pela manhã ou trabalhar num lounge sofisticado na Avenida da Liberdade são escolhas que valorizo.”

 

Tomaram contacto com esta solução “há um tempo atrás nos Emirados Árabes Unidos, que apesar de não ser igual, tinha pontos de contacto”. Para estes empresários, se antes da pandemia esta era uma ideia que já fazia sentido, agora é quase uma necessidade.

Receber clientes para trabalhar obrigou a algumas adaptações por parte dos hotéis. “Nos hotéis há uma questão de ergonomia. Quando pensamos num bar de hotel, normalmente tem mesas baixas, poltronas, são feitos a pensar no conforto. Não têm mobiliário pensado para a ergonomia do trabalho”, refere Paulo.

Não desperdiçar recursos é uma das máximas da Krow, pelo que uma das soluções passava, por usar as mesas e cadeiras de restaurantes que, fora das horas das refeições, não são utilizadas.

“A ideia passa por usar o que já existe no hotel. Muitos já têm as mesas, cadeiras, o wi-fi, o staff, a climatização, todo um conjunto de argumentos que podem colocar à disposição da comunidade local que pode trabalhar dentro dos hotéis”, continua. “Sabemos também que os hotéis urbanos têm picos ao pequeno-almoço e final da tarde, portanto há ali muitas horas em que estão praticamente vazios e que podem ser usadas.”

 

Embora não tenha sido fácil convencer os hotéis a alinharem no projeto, este arrancou no final de 2020, está agora em fase de testes e tem o lançamento agendado para o início do mês de setembro.

E o que precisa fazer para trabalhar num hotel aderente? Subscreve o plano mensal – que tem um custo de 95€ – e instalar a aplicação para ver que locais estão disponíveis.

Cada hotel tem um número limite de locais de trabalho. Basta ver se existem cadeiras disponíveis, deslocar-se até ao local que escolheu e fazer check-in.

Todos os membros têm direito a café, chá e água de forma gratuita — servidos numa caneca da Krow, para que os membros se identifiquem mutuamente. Os restantes benefícios variam consoante o hotel e a disponibilidade.

Os horários em que cada hotel disponibiliza os locais de trabalho são variáveis; o local onde vai trabalhar pode ser na esplanada, no lobby, no bar … depende do hotel que escolher.

 

A Krow aderiu também ao próprio sistema: “Precisávamos de um escritório e às tantas pensamos: será que precisamos mesmo? Assumimos a opção de não ter um escritório físico” (…) “imaginamos um modelo híbrido que contempla um plano de trabalho remoto e um team day numa localização à escolha.”

O sistema permite a uma empresa com vários colaboradores dispensar o escritório físico. “Podem ter os trabalhadores a trabalharem remotamente neste sistema da Krow e depois, periodicamente — semanal, mensal ou conforme a empresa precisar —, criar team days, encontros nas localizações com todas as pessoas, onde se reúnem, alinham objetivos, estão juntos e depois cada um vai à sua vida.”

 

Para já, são 12 os hotéis que aderiram à rede da Krow, com mais opções na região de Lisboa: do Penha Longa Resort, em Sintra, ao Onyria Quinta da Marinha, em Cascais, passando pelo Sofitel Lisbon Liberdade, em Lisboa. Fora da capital, pode passar pelo M’AR de Ar em Évora, pelo Vila Galé Collection em Braga ou pelo Vila Galé Porto Ribeira. Preveem mais aderentes em setembro na altura do lançamento.

 

 

Fonte: NIT

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