Ligue-se às férias desligando-se do trabalho
Este é um verdadeiro desafio dos nossos dias, mas saiba que, com algum planeamento e disciplina, é possível e recomendável... desligar. Por Sofia de Castro Fernandes.
As férias são uma parte essencial das nossas vidas, sobretudo para recarregar baterias e desligar do trabalho. No entanto, conseguir desligar completamente é difícil, especialmente numa era em que para muitas atividades profissionais estar online é essencial. Ao longo dos últimos 20 anos de uma presença digital muito consistente, fui sentindo a necessidade de criar e desenvolver algumas estratégias que hoje me ajudam a conseguir estar alguns períodos de tempo “offline”.
O meu primeiro passo é escolher os destinos com antecedência, fazer reservas e a partir daí criar um plano simples, com algumas coisas básicas para não precisar mais tarde de andar à procura das melhores praias, dos melhores sítios para conhecer, para passear, para jantar, para entreter os miúdos, etc. Não é preciso planear tudo, porque isso também retiraria parte da diversão, mas ter uma ideia geral daquilo que podemos fazer, pode ser útil e aliviar algum stress.
Naturalmente, uma das nossas maiores barreiras é desligar do mundo digital. Não desligando totalmente, é simples e possível, desativar algumas notificações e definir períodos específicos do dia para verificar emails, mensagens de trabalho ou visitar as redes sociais.
Aproveitar as férias significa também, fazer coisas que nos permitam descontrair e relaxar. Seja caminhar na praia, nadar no mar ou na piscina ou atividades mais tranquilas, como ler ou meditar. O importante é encontrar algo que nos transmita paz e satisfação.
Gosto de passar tempo com a família, com amigos e é para mim importante, fortalecer laços e criar memórias duradouras. Ainda assim, apesar das festas e dos jantares de amigos, gosto de manter a minha rotina de sono para recuperar a energia e a clareza mental, porque as férias também são tempo para pensar nos objetivos pessoais e profissionais, ganhar novas perspectivas e voltar ao trabalho com visão renovada.
Desligar do trabalho durante as férias é um desafio, mas com algum planeamento e disciplina é possível e recomendável. O segredo está numa boa preparação, para conseguir encontrar equilíbrios entre tudo o que queremos fazer e o que precisa ser feito e permitir que corpo e mente rejuvenesçam, para termos umas férias em pleno e voltar ao trabalho com energia renovada.
Boas férias!