Linkedin aponta as tendências das profissões mais procuradas em 2022


A lista do LinkedIn Jobs on the Rise de 2022 revela os cargos de crescimento mais rápido em oito países europeus nos últimos cinco anos e as tendências que definem o futuro mundo do trabalho.

Da digitalização aos escritórios híbridos, o mundo do trabalho está a mudar a um ritmo vertiginoso, acelerado pela pandemia de Covid-19 e pela inovação necessária em consequência dela. As indústrias foram confrontadas sem tempo de reação e muitos trabalhadores deixaram os seus empregos em busca de algo diferente. Essas mudanças deram início ao que o Linkedin considera o GreatReshuffle, deixando profissionais e empregadores a questionarem-se em que direções se movimentam as funções e os locais de trabalho.

A definição de emprego e local de trabalho alterou-se: Desde horários desfasados ao teletrabalho, o mercado de trabalho está a mudar em todos os sentidos. E a lista de empregos mais procurados em 2022 também.

Para a lista Jobs on the Rise 2022, a rede social optou por cruzar os dados dos empregos cuja taxa de crescimento aumentou significativamente nos últimos 5 anos em 8 países. Para a criação do ranking, foram analisados os dados do Linkedin de acordo com as maiores taxas de crescimento dos cargos, de janeiro de 2017 a julho de 2021.

Esta lista tem como objetivo ser um recurso para os profissionais. Mais importante que todas estas estatísticas, é conseguirmos ter um olhar e uma perspetiva sobre aquilo que pode mesmo vir a ser o futuro. Fique connosco.

São estes os 13 empregos mais procurados em 2022 segundo o Linkedin

Responsável de vendas

Um dos empregos mais procurados em 2022 é responsável de vendas.

Através da sua eficiência e da identificação de oportunidades de crescimento, este é um profissional que lidera departamentos, cujo objetivo é a otimização máxima das vendas.

Assistente de faturação

Este profissional gere a emissão de faturas, o controlo de pagamentos e tem ainda outras funções associadas. Trabalha, normalmente, no departamento de contabilidade de uma empresa.

Representante de Desenvolvimento de Negócios

Estamos perante uma função altamente importante para a atualidade e sem a qual muitas empresas não sobreviriam. Os representantes de desenvolvimento de negócios são, por norma, vendedores em início de carreira que ficam responsáveis por identificar e alcançar potenciais clientes.

Analista de produtos

Este é um profissional que avalia os produtos de uma determinada empresa e verifica se estes satisfazem as necessidades atuais e futuras do mercado. É mais uma das profissões do ano.

Consultor em Administração Pública

Com o objetivo final de obter um serviço mais eficiente, o Consultor em Administração Pública aconselha as instituições públicas em várias áreas.

A modernização das infraestruturas, a melhoria dos sistemas informáticos e a potencialização das capacidades e dos talentos dos trabalhadores são alguns

Engenheiro de robótica

As competências mais comuns destes profissionais são a automação de processos, robótica e Phyton. Este profissional é responsável pela construção e testagem de robôs. O tempo médio de experiência para quem pretender assumir este cargo é de6 anos e meio.

Engenheiro de Machine Learning

Profissionais com que tenham trabalhado como Engenheiros de Software ou Engenheiros de Dados são bastante indicados para este trabalho.

O Engenheiro de Machine Learning desenvolve, programa e testa sistemas de inteligência artificial para aplicações e produtos.

Engenheiro de fiabilidade de sites

Este profissional cria e implementa ferramentas de software para maximizar a fiabilidade e a eficiência de um sistema informático. As competências mais comuns são: Amazon Web Services, DevOps e Docker.

Se já assumiu funções como Engenheiro de Software, Engenheiro de Servidores ou Consultor de DevOps? Então esta profissão pode ser para si.

Arquiteto de Cloud

Esta profissão que tem vindo a ser cada vez mais procurada tendo em consideração a rápida evolução nos meios digitais e tecnologias dentro das organizações.

O arquiteto de Cloud é responsável pelo conceito e pela construção de ambientes em nuvem (Cloud), que se adaptam às necessidades comerciais das empresas.

Engenheiro de Dados

Construir sistemas que transformam os dados brutos de uma empresa em informação útil para usos analíticos é que desenvolve este profissional.

As competências mais comuns são: Hive, Hadoop e Apache Spark.

Inspetor de Alfândega

Pode parecer estranho mas, um dos empregos mais procurados em 2022 é o de Inspetor de Alfândega.

Vigiar e fiscalizar o embarque e desembarque de passageiros e bens em fronteiras terrestes, aéreas e marítimas, é a função.

Especialista de recrutamento

Este profissional contrata e integra novos trabalhadores numa empresa.

Os processos de recrutamento sofreram grandes alterações provocadas pelo impacto da pandemia e, esta função, é preciosa para maximizar ligações entre empresas e trabalhadores.  Os especialistas de recrutamento tiveram que se reinventar e inovar nos processos de contratação.

Gestor de tráfego

É o responsável por criar, acompanhar e otimizar as campanhas de tráfego pago em diferentes canais digitais. Este profissional é também especialista em produzir anúncios online com a ajuda de diversas ferramentas do Marketing Digital.

Se esta função lhe interessa, fique a saber que as competências mais comuns são: Google Ads, Marketing Digital e gestão de tráfego.

Metodologia utilizada nesta análise

Os pesquisadores do LinkedIn Economic Graph examinaram milhões de empregos iniciados por utilizadores do LinkedIn de 1 de janeiro de 2017 a 31 de julho de 2021, para calculando a taxa de crescimento para cada cargo. Para ser classificado, um cargo precisava de ter um crescimento consistente e significativo até 2021. Cargos idênticos em diferentes níveis de antiguidade foram agrupados e classificados juntos. Foram excluídos os estágios, os cargos de voluntariado, os cargos interinos e os cargos dos estudantes, e também foram excluídos os empregos em que a contratação era dominada por um pequeno grupo de empresas em cada país.

Fonte: Ekonomista e Linkedin.com

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas