Para 75% dos consumidores portugueses a Black Friday não é relevante


Com mais uma Black Friday a chegar, o Portal da Queixa analisou o interesse e o impacto que este evento importado dos Estados Unidos tem nos consumidores portugueses.

É bem verdade que os portugueses são fãs de descontos e gostam de comprar quando há promoções, mas é facto que ao longo de todo o ano, proliferam promoções e descontos em variadas formas. Esta intensidade e variedade instalada reduz substancialmente o impacto dos eventos promocionais sazonais, como a Black Friday.

O estudo revela que, para 75% dos consumidores, a Black Friday é mais uma Grey Friday, não fazendo sentido que aconteça, sendo esta tendência vem já de 2020, ano em que apenas 30% dos portugueses fez compras na Black Friday. O estudo evidenciou ainda que 66,1% das pessoas não considera a Black Friday uma oportunidade para fazer compras de Natal.

Na Black Friday de 2020, o maior volume de compras, para 58,6% dos inquiridos foi no sector da tecnologia (telemóveis, computadores, televisões), em segundo lugar, roupa e acessórios com 51,6%.

A terceira categoria com maior consumo, 23%, foi a que se refere a livros/música/papelaria. Seguida pela a área da beleza e cuidados pessoais, com 15,6%, brinquedos, 11,7%, alimentação (8,6%), móveis e decoração (5,5%), viagens (4,7%) e bilhetes para espetáculos (1,2%).

Quanto ao local onde compraram, 37,9% responderam em lojas físicas, 46,1% online e 16% em ambas.

28,1% afirmou ter gasto até 100 euros, 35,5% gastou entre 101 e 250 euros e 19,9% admitiu entre 251 e 500 euros. Apenas 6,6% dos inquiridos fez compras entre os 501 e os 750 euros e 9,8% ultrapassou os 750 euros.

“De acordo com os resultados do estudo realizado, interpretámos que o fenómeno Black Friday reduziu o seu impacto e interesse junto dos consumidores, consequência direta de todos os momentos de promoções que acontecem ao longo do ano”, analisa Sónia Lage Lourenço, CEO & Founder do Portal da Queixa by Consumers Trust. “Aliás, os dados relativos às compras no último ano dão-nos ainda outra perspetiva: apesar da rápida adaptação às compras online, fruto dos condicionamentos vividos nos últimos tempos, este não foi, de todo, o momento para comprar. Verificámos também que, ao contrário do que muitas vezes ouvimos, para o consumidor, esta não é vista como uma oportunidade para antecipar as suas compras de Natal”.

O “Estudo Black Friday 2021” foi realizado online e abrangeu um universo de dois mil inquiridos, com idades compreendidas entre os 18 e maiores de 65 anos. A maioria dos consumidores que participou no estudo é do género masculino (61,4%).

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