Tendências do Turismo em Portugal em 2023


Depois de um 2022 em que os turistas voltaram a encher as unidades hoteleiras do nosso país, 2023 tem vindo a confirmar as altas expectativas de que este ano seja ainda melhor do que o anterior.

De acordo com a TripWonder, plataforma que liga viajantes a guias locais, “reinventar” é a palavra de ordem em 2023. Para que a hospitalidade de excelência continue a ser a imagem de marca de Portugal, é preciso estar a par das principais tendências que estão a marcar o Turismo em Portugal este ano e sendo necessário que todos os intervenientes da cadeia turística nacional se mantenham focados em oferecer aos turistas um serviço diferenciador, estando atentos às tendências e novidades que marcam o turismo a nível mundial.

 

 

Aqui estão algumas:

 

Pagamentos mais móveis e digitais

Uma das novas tendências no turismo em Portugal são, os pagamentos contactless.

Adotados pelos consumidores e incentivados pelo Governo e Banco de Portugal que, entre outras diretivas, impuseram a obrigatoriedade de todos os cartões emitidos em Portugal terem esta tecnologia integrada, estes pagamentos têm um peso cada vez maior na faturação dos negócios portugueses das mais diversas áreas, incluindo o Turismo.

No final de 2022, de acordo com REDUNIQ Insights, o peso dos pagamentos por TPA com recurso a meios contactless representava 56% do total de faturação dos negócios ligados ao sistema REDUNIQ, mais 10% do que se verificava em 2021 e mais 31% do que acontecia em 2020, uma evolução que destaca a necessidade de os negócios ligados ao Turismo disponibilizarem aos seus clientes meios de pagamento de hotelaria que sejam adequados aos seus hábitos.

A complementar esta experiência de pagamento inovadora, é possível também juntar a estes terminais a solução DCC- Conversão de Moeda que, entre outras coisas, permite aceitar pagamentos na moeda de origem do cliente.

 

Diminuição de Reservas “Last Minute”

No contexto atual e face à necessidade de conter gastos, os clientes estão a ter a tendência de preparar e reservar as suas estadias com maior antecedência procurando, desta forma obter preços mais competitivos.

Esta diminuição das reservas “last minute” são complementadas com o crescimento das reservas de grupo e das viagens com a finalidade o trabalho remoto (“anywhere office”) que, desde a pandemia, se tem generalizado um pouco por todo o mundo.

 

 

Personalização da experiência turística e bons preços

Estas são duas variantes essenciais para viajar. Cada vez mais, os turistas procuram viagens e experiências não só à sua medida, como da sua carteira, sendo que, muitas vezes, até estão dispostos a pagar um valor mais alto – se valer mesmo a pena;

Em 2023, o turista não procura apenas um lugar onde passar férias, procura uma experiência que vá ao encontro dos seus desejos. Por isso, é importante que os negócios ligados ao Turismo em Portugal procurem conhecer os seus clientes e oferecer-lhes estadias que vão ao encontro dos seus desejos e expectativas aumentando assim, as probabilidades de eles voltarem.

 

Nómadas digitais e Bleisure

O número de nómadas digitais continua a aumentar e o bleisure (tipo de turismo onde as viagens de negócios se estendem para experiências de lazer) é cada vez mais frequente entre as empresas, que vêm nesta tendência uma oportunidade para valorizarem os seus colaboradores.

 

Esquecer os problemas da vida real

Depois de mais de dois anos de pandemia e com um contexto socio-económico complexo em que muitas pessoas se viram impedidas de viajar, tudo aponta para que “2023 seja o ano da libertação”, com as viagens a serem encaradas cada vez mais como uma evasão do quotidiano, potenciadoras de memórias felizes.

 

Sair da zona de conforto e procurar experiências culturais imersivas

Em 2023 os viajantes anseiam por viagens únicas que os surpreendam, através de confrontos com novas culturas procurando experiências imersivas que os levem a destinos menos mainstream, com culturas totalmente diferentes da sua.

 

Turismo mais Sustentável – Ecoturismo e turismo espiritual

Apesar da maior propensão para viajar, a sustentabilidade das viagens está cada vez mais presente obrigando a que, em 2023, os negócios ligados ao Turismo em Portugal procurem oferecer uma experiência mais sustentável a nível social e ambiental.

A inclusão de produtos alimentares cultivados localmente, diminuição do desperdício de materiais optando por materiais recicláveis e introdução de pacotes turísticos mais interligados e responsáveis, são exemplos de atuações mais sustentáveis.

Dois tipos de turismo vão marcar 2023 – o ecoturismo e o turismo espiritual. O slow travel e o ecoturismo são tendências que já vêm dos anos anteriores e que continuam a ganhar espaço em 2023, mas o “turismo espiritual é, definitivamente, a tendência” de 2023, afirma a TripWonder. “A necessidade de manter uma mente e um corpo sãos está a levar muitos viajantes a procurar experiências espirituais imersivas e, por vezes, pouco convencionais. As viagens de mindfulness e meditação e a procura por retiros espirituais estão, sem dúvida, a ganhar peso no panorama internacional”.

 

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