São 3 as fases de testes: 1ª Focus Group e avalação pelo Comite | 2ª Testes de experimentação | 3ª avaliação massificada.
A metodologia Cinco Estrelas, embora seja considerada a mais completa e rigorosa do mercado, é também bastante flexível, pois tem em consideração as limitações e condicionantes de cada setor de atividade. Por essa razão, para os testes de experimentação são identificadas as 5 características mais importantes de cada categoria para serem avaliadas pelos respetivos consumidores.
Todos os produtos, serviços e marcas passam por um conjunto de testes que permitem obter as classificações referentes aos 5 critérios da metodologia Cinco Estrelas.
Na fase 1, são identificados os aspetos que os consumidores mais valorizam em cada tipo de produto ou serviço em análise.
Na fase 2, realizam-se uma série de testes de experimentação, que podem ir desde a prova cega de produtos, até a inquéritos de satisfação junto de clientes da marca. Nesta fase é medido o grau de satisfação que os consumidores obtêm no consumo de um determinado produto/serviço, segundo as aspetos identificados anteriormente como sendo os mais relevantes; para além da avaliação referente à relação Preço-qualidade e Intenção de compra ou Recomendação.
Na 3ª e última fase, realiza-se um estudo de mercado nacional, junto de uma amostra representativa da população portuguesa, onde se obtêm as classificações relativas à Confiança na Marca e ao nível de Inovação.