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O que é avaliado na metodologia Cinco Estrelas?
É uma metodologia original que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de qualquer setor conferem aos seus utilizadores, através de avaliação das 5 principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra: Satisfação pela experimentação, relação preço-qualidade, intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e Inovação.
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Qual a diferença entre o Prémio Cinco Estrelas e o Portugal Cinco Estrelas?
Ambos utilizam a mesma metodologia. A diferença está na origem e na presença geográfica das marcas. O Prémio Cinco Estrelas destina-se a marcas de origem portuguesa ou multinacionais com presença massificada no território nacional. O Portugal Cinco Estrelas destina-se exclusivamente a marcas de origem portuguesa de presença regional, ou seja, que não estão presentes de forma massificada em todo o país.
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Para se candidatar ao Prémio Cinco Estrelas a marca tem que estar presente em todos os distritos do país?
São enquadradas no Prémio Cinco Estrelas as marcas portuguesas que estajem presentes em 4 ou mais das 7 regiões NUT II.
Se a marca não for de origem portuguesa, independentemente da sua distribuição geográfica, será enquadrada no Prémio Cinco Estrelas, pois só se enquadram o Portugal Cinco Estrelas marcas de origem portuguesa.
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Como é feita a avaliação?
São 3 as fases de testes: 1ª Focus Group e avalação pelo Comite | 2ª Testes de experimentação | 3ª avaliação massificada.
A metodologia Cinco Estrelas, embora seja considerada a mais completa e rigorosa do mercado, é também bastante flexível, pois tem em consideração as limitações e condicionantes de cada setor de atividade. Por essa razão, para os testes de experimentação são identificadas as 5 características mais importantes de cada categoria para serem avaliadas pelos respetivos consumidores.
Todos os produtos, serviços e marcas passam por um conjunto de testes que permitem obter as classificações referentes aos 5 critérios da metodologia Cinco Estrelas.
Na fase 1, são identificados os aspetos que os consumidores mais valorizam em cada tipo de produto ou serviço em análise.
Na fase 2, realizam-se uma série de testes de experimentação, que podem ir desde a prova cega de produtos, até a inquéritos de satisfação junto de clientes da marca. Nesta fase é medido o grau de satisfação que os consumidores obtêm no consumo de um determinado produto/serviço, segundo as aspetos identificados anteriormente como sendo os mais relevantes; para além da avaliação referente à relação Preço-qualidade e Intenção de compra ou Recomendação.
Na 3ª e última fase, realiza-se um estudo de mercado nacional, junto de uma amostra representativa da população portuguesa, onde se obtêm as classificações relativas à Confiança na Marca e ao nível de Inovação.
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Quem avalia os produtos | serviços | marcas?
São consumidores-alvo, ou seja, consumidores com elevado grau de afinidade ao produto ou ao serviço em análise. Não são chamados a avaliar um determinado produto pessoas que não gostam ou, por outros motivos, não o consomem nem equacionam a hipótese de vir a consumir no futuro.
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Que tipo de testes são feitos?
Depois de identificados quais os aspetos que os consumidores mais valorizam, são implementadas diferentes técnicas de recolha de informação mediante a natureza do produto, serviço ou marca em análise:
. Testes cegos de experimentação, em que os consumidores testam os produtos sem saberem a marca. Estes testes podem ser feitos em laboratório de análise sensorial, em showroom, em casa dos consumidores, nos seus locais de trabalho ou nos locais onde habitualmente utilizam o tipo de produto ou serviço em causa.
. Inquéritos de satisfação a clientes da marca.
. Visitas de cliente-mistério.
. Testes de conceito.
. Avaliação massificada junto de uma amostra da população nacional ou regional, consoante a presença geográfica de cada marca.
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O que é necessário para que um produto, serviço ou marca seja vencedor?
Para que um produto, serviço ou marca se consagre vencedor tem que passar com distinção nos testes exigidos pela metodologia. Será vencedor em cada categoria o candidato que obtenha a classificação global mais elevada entre os concorrentes, desde que atinja a classificação mínima exigida (7 em 10, numa escala de 1 a 10).
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Que garantia existe que a avaliação é feita de forma correta e imparcial?
Os testes são assegurados por empresas especializadas em estudos de mercado e credenciadas para o efeito. Assim contamos com a colaboração da Ipsos Apeme e da Multidados.
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São avaliados todos os produtos, serviços e marcas concorrentes dentro de uma categoria?
A grande diversidade de produtos, serviços e marcas existentes no mercado nacional não permite que sejam avaliados exatamente todos os concorrentes. São sim avaliadas as principais marcas, constituindo assim um universo bastante representativo do benchmarking de cada setor de atividade.
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Como se destingue um vencedor do Prémio Cinco Estrelas e do Portugal Cinco Estrelas?
As marcas vencedoras do Prémio Cinco Estrelas utilizam na sua comunicação o símbolo Cinco Estrelas com a estrela verde.
As marcas vencedoras do Portugal Cinco Estrelas utilizam na sua comunicação o símbolo com o mapa de Portugal.
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Quais os benefícios para as marcas?
Para as marcas/empresas, a metodologia Cinco estrelas é uma ferramenta de avaliação rigorosa, pois todas as marcas candidatas, independentemente de serem ou não vencedoras, recebem o relatório detalhado dos vários testes e estudos de mercado realizados à sua marca e os resultados globais das marcas concorrentes.
Para as marcas vencedoras, é também uma ferramenta de comunicação diferenciadora, pois poderão utilizar o selo “Cinco Estrelas” durante 12 meses e beneficiar de um plano de comunicação implementado pela organização do prémio.
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Quais os benefícios para os consumidores?
Para os consumidores, a metodologia Cinco Estrelas é uma forma credível de identificarem facilmente o que de melhor existe no mercado ao nível de produtos, serviços e marcas. Ao ostentarem a estrela verde, símbolo do Prémio Cinco Estrelas, as marcas estão apresentar-se aos consumidores como uma garantia de uma escolha acertada.
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Como apresentar candidatura?
As marcas que pretendam apresentar candidatura aos Prémios Cinco Estrelas deverão entrar em contacto com a Organização para uma apresentação detalhada, identificação de qual o projeto em que se enquadra (Prémio Cinco Estrelas – marcas nacionais e internacionais de presença massificada no país ou Portugal Cinco Estrelas – marcas portuguesas de presença regional) e definição de quais os testes em concreto que são implementados em cada situação. O email de contacto é info@cinco-estrelas.pt
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Qual a entidade que organiza os Prémios Cinco Estrelas?
A metodologia Cinco Estrelas é uma metodologia própria, original, criada pelas fundadoras do projeto e da empresa Five Stars Consulting Portugal, Lda.
Para além da Metodologia Cinco Estrelas, a Five Stars Consulting Portugal Lda é também responsável pelo projeto U-Scoot, relacionado com a mobilidade urbana, pretende mudar a forma como nos movemos na cidade, melhorando a economia, o ambiente e otimizando o nosso tempo. Tem também como objetivo oferecer soluções alternativas de mobilidade sustentável.