.

Startalk Summit foi o evento final da 1ª série de StarTalks | Conversas de Marketing, um conjunto de momentos de partilha de conhecimento sobre a Transformação e Transição Digital do Marketing e das Marcas. Neste summit a agenda foi dividida entre 2 key note speakers e 4 painéis de debate, tendo sido abordados os seguintes temas:

. As mais recentes tendências globais de tecnologia aliada ao marketing.

. Como a Inteligência Artificial está a transformar as marcas:

. A Tecnologia está a matar a criatividade?

. Cybermarketeer: viagem pelas competências dos marketeers.

. Generation Dilemma: a adoção tecnológica nas diferentes gerações.

Aconteceu no dia 10 de janeiro, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

VER A STARTALK 1 VER A STARTALK 2 VER A STARTALK 3

IPSOS GLOBAL TRENDS & FORESIGHT

MATT  CARMICHAEL

Head of Trends & Foresight Lab, Ipsos North America

Matt combina visão com insights como editor fundador da “What the Future”, revista premiada da Ipsos. Em 2024, ele também assumirá a supervisão editorial da revista inaugural “Global Trends”. Ele é um palestrante envolvente e comentador de media, fazendo apresentações para clientes globais e eventos do setor sobre uma ampla gama de tópicos demográficos e do “futuro de…”. Dentro da equipe global de Tendências e Previsão, ele contribui para o conteúdo, desenvolvimento e ativação do relatório anual de Tendências Globais da Ipsos, recentemente apresentado em 50 mercados ao redor do mundo. Além disso, ele supervisiona o Ipsos U.S. Consumer Tracker, uma pesquisa semestral sobre atitudes e comportamentos dos consumidores americanos. Anteriormente, Matt foi editor de publicações comerciais e de consumo, incluindo Advertising Age, Crain’s Chicago Business e Livability.com. Ele cobre o marketing interativo e digital desde o início da web, bem como tópicos sobre demografia, planeamento urbano e tendências de consumo. É o autor de Buyographics, um livro que combina big data e etnografia para contar a complexa história do consumidor americano de hoje.

in

DOCUMENTO DE APRESENTAÇÃO = Brands Digital Transformation, Matt Carmichael, Ipsis USA 10.01.2024

 

 

THE LATEST GLOBAL TRENDS IN TECHNOLOGY AND MARKETING

TIAGO ESTEVES

Principal Solutions Engineer, Salesforce

Com mais de 25 anos de experiência na indústria de tecnologia, o Tiago ao longo da sua carreira, trabalhou com empresas como Accenture, SAP, Microsoft, Gartner e atualmente Salesforce. Desde 2018, é professor adjunto na Nova IMS, corresponsável pelo módulo de Sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (pós-graduação e mestrado da Nova IMS). Atualmente, como engenheiro de soluções na Salesforce, interage com clientes empresariais para compreender seus desafios e objetivos de negócio. Potencia as soluções da Salesforce, ajudando as organizações a se transformarem em entidades centradas no cliente, capacitando-as a prosperar no mercado atual em rápida evolução.

in

DOCUMENTO DE APRESENTAÇÃO = The latest global trends in technology and marketing, Tiago Esteves – Salesforce, 10.01.2024

PAINEL 1  | COMO A AI ESTÁ A TRANDFORMAR AS MARCAS

TIAGO BRANCO

Galp, Head of Knowledge & Insights

 

Com mais de uma década de experiência em análises avançadas e gestão de negócios, o seu foco tem sido a análise de dados e a identificação de insights importantes que apoiam tomada de decisões eficazes. Com fortes competências de liderança, as suas equipes desenvolveram com sucesso modelos analíticos para mitigar riscos, simplificar operações e melhorar a retenção de clientes. Larga experiência em análise estratégica de preços e análise de dados de clientes resultando em aumentos significativos na margem de contribuição e na receita nas empresas por onde passou.

in

 

NUNO SCHIAPPA CRUZ

NOS SGPS, VP of Transformation

Diretor sénior com muita experiência e histórico comprovado na gestão de grandes equipes no setor de telecomunicações. Fortes competências em Transformação, Digital, Tecnologia (Programação, Bancos de Dados, Data Center, Segurança), Marketing Digital e Ecommerce, Team Building, Vendas, Programas de Fidelidade, FieldForce e Compliance ISO2000/27001 e ITIL. Tem várias formações na área da gestão, ciência e inovação. Tem ainda uma atividade na academia como professor na Porto Business School.

in

 

MODERAÇÃO

FERNANDO BRAZ

Salesforce, Portugal Country Leader

Gestor com mais de 25 anos de experiência na indústria da tecnologia, o Fernando tem sempre o driver nos clientes, na inovação e na transformação digital. Domina tecnologias como a cloud, CRM, Marketing, Analytics, IA e integração de sistemas. Passou por indústrias com a Banca, Retalho, Saúde, Telecomunicações, Serviços públicos e Governamentais, em empresas como Oracle, SAS e mais recentemente a Salesforce. Como principais competências apresenta a gestão de equipes para o sucesso, gestão comercial e marketing, purchasing e liderança. Tem paixão por pessoas, sucesso e relações de Confiança.

in

 

 

PAINEL 2 | TECNOLOGIA ESTÁ A MATAR A CRIATIVIDADE?

ANDRÉ RABANEA

Torke CC, CoFounder & Ideator

É um empreendedor criativo e disruptivo. Natural do Brasil, há 17 anos que André vive um caso de amor com Lisboa onde fundou a TorkeCC, uma das Agências de Marketing Criativo mais premiadas do mundo. Nos últimos anos foi júri nos mais relevantes festivais de criatividade como Cannes, D&AD, EL OJO, entre outros. Serial entrepreneur de coração, criou mais de dez empresas nas áreas de inovação, disrupção e criatividade em todo o mundo (Brasil, Portugal, Turquia, Bélgica e Qatar). Em 2014, na TorkeCC, co-criou a metodologia IDEATOR, reconhecida pela Universidade de Harvard como uma “evolução no design thinking”. Professor e Palestrante sobre Motivação, Criatividade e Empreendedorismo.

in

 

RUI RIBEIRO

GrupoM, Diretor Criativo

Com 30 anos de experiência no mercado publicitário, Rui Ribeiro é licenciado em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto de Novas Profissões, tendo iniciado a carreira profissional na área publicitária em 1992. Motivado pela curiosidade, tecnologia e criatividade, foi cofundador da Cupido Beyond-the-Line, em 2005, e, dois anos mais tarde, integrou a Mindshare. O novo desafio Creative Diretor do grupo, surge após ter desempenhado, nos últimos 15 anos, as funções de Head of Invention & Strategy e Business Development Lead na Mindshare, empresa que integra o mesmo grupo de media

in

 

LUIS SARAMAGO

Renova, Marketing Diretor

in

 

 

MODERAÇÃO

FERNANDO PAULA

Imagens de Marca, Diretor Editorial

Jornalista e Coordenador com mais de 11 anos de experiência profissional na área do Branding, Marketing, Publicidade, Media e Negócios. Na área do jornalismo, trabalho em televisão e digital para meios de comunicação ligados ao Branding e estive envolvido em projetos televisivos na área científica e tecnológica. Com experiência em diferentes áreas e suportes no processo de edição e produção de conteúdos.
Espírito de equipa, proatividade, criatividade e rigor são fatores que o caraterizam na sua atividade profissional. Tem aliado a sua experiência de 17 anos em Jornalismo com a vertente formativa. Atualmente é coordenador de conteúdos no Imagens de Marca, emitido na SIC Notícias, desde 2004. Foi anda júri no Festival Clube de Criativos de Portugal (2015 – 2018).

in

 

 

PAINEL 3 | CYBERMARKETEER: VIAGEM PELAS COMPETÊNCIAS DOS MARKETEERS 

ISABEL ROSEIRO

Randstad, Marketing & Communications Director

Gestora de perfil estratégico, perspicaz e com forte experiência na construção de brand equity, gestão de marketing, comunicação, ativação de marca, gestão de vendas e inovação. Pioneira no desenvolvimento de produtos. Uma pessoa focada em resultados e com sincera paixão por liderar o crescimento e desenvolvimento de equipes e das marcas do seu portfólio. Líder qualificada, comunicadora eficaz e mentora reconhecida com capacidade de inspirar e motivar as pessoas que trabalham com ela, bem como todas as partes interessadas no negócio.

in

ISABEL RODRIGUES

Medialivre, Chief Marketing & Digital Office

Começou a trabalhar na área de marketing de jornais desde 1990. Anteriormente na Lusomundo como gestora de marketing do Diário de Notícias e consultora de outros negócios de comunicação social como imprensa regional, edições on-line, site de classificados e novos negócios de media. Na Lusomundia Media- Global Notícias, representou os meios de comunicação social em reuniões multidisciplinares de marketing e comunicação. Atualmente administradora da Cofina e responsável pelo Correio da Manhã, CMTV, Record, Jornal de Negócios, Destak, Sábado, Máxima, TV Guia, Aquela Maquina.pt e Flash.pt, na sua estratégia de marketing e digital.

in

 

 

HUGO RESENDE

Millennium BCP, Head of Retail Marketing and Retail Network Support

Desde 2007 no Millennium BCP, o Hugo foi responsável por vários projetos relacionados com a área de Marketing e apoio à rede, liderando hoje esta área. Gestor focado nos objetivos, com pensamento analítico e de perfil problem solving. Perseverante e agregador de consensos em equipas multidisciplinares. Licenciado em Economia, com mestrado em Financial Economics e concluiu ainda um Programa de Alta Direção de Empresas na AESE Business School.

in

 

MODERAÇÃO

PAULO ROSSAS

Lisbon Digital School, Chief Innovation officer

Profissional experiente em copywriting, geração de novas ideias conceituais e apaixonado por brainstorming e colaboração com membros da equipa. Criatividade, Estratégia, Conteúdo Digital, Gestão de Conteúdo Web, Planeamento de Campanhas, Pensamento Online, Search Engine Marketing, Search Engine Optimizer, Marketing na Internet, Link Building. Gestão de sites, portais, extranets, intranets e sites de comércio eletrónico. HTML5, CSS3, Jquery, Design Responsive. Criativo e Head of Social Media para clientes e marcas de renome nacional e internacional. Professor – Escola Digital de Lisboa, EDITAR. – Educação Digital Disruptiva, Restart – Instituto de Criatividade Artes e Novas Tecnologias, INDEG-ISCTE e ISEG Formação Executiva.

in

 

 

PAINEL 4 | GENERATION DILEMMA: A ADOÇÃO TECNOLÓGICA NAS DIFERENTES GERAÇÕES

ISABEL GUIMARÃES

Banco Credibom, Head of Sustainability

Atualmente responsável pela área de Sustainability, a Isabel foi até à bem pouco tempo responsável por toda a área de customer experiencie do banco. Focada em melhorar a Experiência do Cliente, desenvolveu sistemas sofisticados de feedback do cliente por forma a melhorar continuamente o serviço do banco aos seus clientes. Ainda no banco foi Chefe de Auditoria Interna durante cinco anos, realizando um ciclo completo de auditoria a todas as atividades de negócio do Banco. Anteriormente passou por projetos nas áreas de planeamento estratégico, planeamento operacional, otimização de modelos operativos, modelos organizacionais e de governação, análises de viabilidade, estratégias de desenvolvimento sustentável, recursos humanos, gestão de risco, auditoria interna e sistemas de informação, em diversos países incluindo Portugal, Grécia, EUA, França, Angola, África do Sul e Moçambique. É licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa.

in

 

 

LUIS MESTRE

 Altice Portugal | MEO, Director of B2C Segment

Gestor com mais de 25 anos de experiência no setor das telecomunicações, nomeadamente na vertente marketing, vendas e desenvolvimento de novos produtos. Apresenta fortes competências em áreas como Estratégia, Gestão de Marketing, Planeamento de Negócios, Pricing e Análise de Clientes. Licenciado em Gestão e com um MBA pela Universidade Católica.

in

 

 

SÉRGIO CARVALHO

Fidelidade, Head of Marketing

Gestor com percurso profissional ligado ao setor segurador e ao grupo Fidelidade caracterizado por diferentes desafios em diversas áreas nomeadamente comercial, marketing e inovação, subscrição e produto. Atualmente Head of Marketing, focado nas seguintes áreas: gestão estratégica das marcas Fidelidade e experiência do cliente, desenvolvimento de oferta e novos serviços e ativação da força de vendas e gestão de incentivos para todos os canais de distribuição. Nos últimos anos teve um forte envolvimento na transformação digital do Grupo Fidelidade, nomeadamente na implementação, desenvolvimento e gestão dos canais digitais e na definição da visão omnicanal da organização.

in

 

MODERAÇÃO

SOFIA DE CASTRO FERNANDES 

às 9

Licenciada em Direito, pós-graduada em Marketing Management e Psicologia Positiva. Formadora, Gestora de Recursos Humanos & Executive Trainer na Delloite, Accenture, Dynargie e MRI Head Hunting. Abraçou projetos em Londres, Genebra, Rio de Janeiro e São Paulo. Colabora com várias multinacionais nas áreas da liderança, Inteligência Emocional, Gestão de Stress & Produtividade e Comunicação de Influência. É professora convidada no ISEG, no ISCTE, na Porto Business School, NOVA SBE e no ISEC. Autora de seis livros e de um dos blogs mais lidos do nosso país, blog do ano 2019, é a host do podcast “À Descoberta das Cinco Estrelas”.

in

 

Resumo geral

Matt Carmichael - Tendências e previsões para 2024

 

 

A Salesforce é a empresa global líder em Customer Relationship Management (CRM), ajudando as empresas a aproximarem-se dos seus clientes na Era Digital. Fundada em 1999, a Salesforce permite que qualquer empresa, independentemente da sua dimensão, possa tirar proveito das melhores e mais poderosas tecnologias – cloud, mobile, social, internet das coisas, inteligência artificial, voz e blockchain – para criar uma visão 360º dos seus clientes. Para mais informações sobre a Salesforce (NYSE: CRM), visite: salesforce.com

Coloque aqui o seu E-mail para subscrever a newsletter Notícias Cinco Estrelas

Quero receber as Notícias Cinco Estrelas